terça-feira, janeiro 29, 2008

sr.primeiro-ministro, não se esqueceu de nada?

imagino que, neste momento, cada português lamenta que 1 ou 2 ministros não tenham também sido levados pela remodelação. estes são os lamentos do und3rblog.



imagens pilhadas ao kaos

... e um fremitozinho percorreu o país de lés a lés, agitando (pouco) as águas pardas e turvas da nação...

portanto, temos remodelação. sai a isabel pires de lima, que se portou no ministério da cultura como elefante em loja de cristais, sai o vampiro dos hospitais, e entram duas cândidas criaturas em estado de graça. resta saber até quando durará. os media lançam-se, vorazes, no encalço de toda e qualquer patifaria que os novos ministros tenham feito desde que envergaram pela primeira vez o bibe com que entraram para a escola primária (ou até talvez mesmo antes disso), os líderes da oposição aparecem no telejornal por ordem decrescente de assentos parlamentares, dizendo blá, blá, blá, blá, blá, por fim os comentadores oficiais aspirantes a opinion-makers dizendo de sua justiça. pouco vai mudar, quanto muito questões de estilo, a gente ganha pouco, mas diverte-se muito neste jardim.

sábado, janeiro 26, 2008

da vida das árvores #11

.
the tree of life, gustav klimt

trivia

leio poucos jornais. leio principalmente o público à sexta-feira, porque vem de oferta com o ípsilon.

quinta-feira, janeiro 24, 2008

und3rmúsica #7 o homem das cidades

há muito tempo que eu queria postar isto aqui. por várias razões. primeiro, porque gosto muito, depois porque publicar pessoa no blog projecta assim uma imagem a modos que bué intelectual, finalmente, porque o projecto wordsong é das coisas mais interessantes que se fazem por cá. depois de abordarem a poesia de al berto num primeiro trabalho, lançaram-se na aventura de adaptar pessoa (o fernando e a sua desmultiplicação caleidoscópica) ao formato canção/música. o resultado é uma mistura de música e palavras que se aproxima bastante do casamento perfeito, editado no álbum pessoa de 2006. o homem das cidades foi adaptado do guardador de rebanhos de alberto caeiro. gosto particularmente destas palavras.




a nossa alma e o céu...


ontem à tarde um homem das cidades falava à porta da estalagem.
falava comigo também
falava da justiça e da luta para haver justiça
e dos operários que sofrem.
e do trabalho constante e dos que têm fome,
e dos ricos, que só têm costas para isso


e, olhando para mim viu-me lágrimas nos olhos
e sorriu com agrado, julgando que eu sentia
o ódio que ele sentia e a compaixão
que ele dizia que sentia


mas eu mal o estava ouvindo
que me importam a mim os homens
e o que sofrem ou supõem que sofrem?
todo o mal do mundo vem de nos importarmos uns com os outros,


quer para fazer bem quer para fazer mal.
a nossa alma e o céu e a terra bastam-nos.
querer mais é isto perder e infeliz ser


se às vezes eu digo que as flores sorriem
e se eu disser que os rios cantam
não é porque eu julgue que há sorrisos nas flores
e cantos no correr dos rios...
é porque assim faço mais sentir aos homens falsos
a existência verdadeiramente real das flores e dos rios

terça-feira, janeiro 22, 2008

patchwork

.


pressure



thing thing thing thing think thing as

pre pre pre pressure sure sure sure

mind mind mind mind mind mind mind mind mind

segunda-feira, janeiro 21, 2008

luscious life

os canadianos patrick watson. em consonância com os posts anteriores.


domingo, janeiro 20, 2008

e você? já tem o seu certificado de qualidade?

genial luís afonso no público de hoje. no cartaz pode ler-se "atenção cidadãos: devem certificar-se que estão dentro dos parâmetros standard antes de se submeterem ao controlo de qualidade. não nos responsabilizamos por eventuais danos físicos ou psicológicos". é assim que o sistema nos quer, todos direitinhos, perfilados, iguaizinhos, consumindo as mesmas coisas, obedientes e contentes. a esses, os cidadãos normalizados, o sistema recompensa, oferecendo-lhes uma vida préprogramada e dando-lhes um certificado de qualidade. a massa amorfa que deve produzir sem questionar e consumir sem questionar também. em nome do santo crescimento da economia (que é como quem diz, do crescimento dos ganhos dos donos do dinheiro). da defesa dos tradicionais valores ocidentais: liberdade (para consumir), igualdade (no consumo), fraternidade (todos de mãos dadas a consumir). os outros, os não normalizados, ficam por sua própria conta e risco, à margem, logicamente. lesões físicas ou psicológicas? paciência, tivessem aceitado a normalização.

soap box opera

telenovela intermitente para donos de empresa desocupados, economistas inveterados, gestores empedernidos e viciados no jogo da bolsa. quase todos os dias, às 20h, nos principais canais de televisão.

sexta-feira, janeiro 18, 2008

pics in space

.

a sonda messenger enviou esta e outras fotografias para o planeta-mãe no passado dia 14. anda a messenger lá para os lados de mercúrio. se não me dissessem nada, eu diria que isto era a lua, o que me leva a afirmar que o espaço é um lugar muito monótono. mesmo assim, fico sempre fascinado com estas coisas.

foto pilhada do site da nasa

und3rmuzak #6 money for all

para entrar em bom ritmo no fim-de-semana, money for all, tema título do ep de 2006 do projecto nine horses. como tudo o que vem de david sylvian e companheiros de viagem, é em grande. diz-se por aí que a letra tem vários ataques/várias referências ao querido presidente dos estados unidos da américa, george w. (de whisky) bush. se não foi intencional, encaixa na perfeição. de qualquer maneira, é sobre algumas das principais e mais estranhas entretenhas do bicho-homem.




wanna step on through, can I check that bag
is there something inside here that could help you relax

did you find something you were looking for
freedom has its price now wanna buy some more

i'll take that coat, remove them shoes
should a guy like me be afraid of a man like you

all change all change

wipe your nation's shame from you
it's not where you're born, it's the things that you do

money for all money for all

revolution, socialism, read it in the rag
there's a gun at your head, put the money in the bag

money for all money for all

have you tried this game when you're feeling tired
keeps you entertained 'till your card expires

so you missed the broadcast or do you feel the same
only someone said this city's gone down in flames in our name

all change all change

let gasoline fumes fill the air
let's show that mother how much you care

all change all change

wipe your nation's shame from you
it's not where you're born,it's the things that you do

money for all money for all

hey there soldier who's your concubine
with a trigger-happy finger and a nicotine flame she's a diamond mine

all change all change

let revolution fill the air
let's show that monkey how much you care

money for all

there's a mean-looking elephant pounding at your door
it's dining at your table, sleeping on your floor

money for all money for all

revolution, socialism, read it in the rag
there's a gun at your head put the money in the bag

la-la-la-la-la-la-la-la put the money in the bag
la-la-la-la-la-la-la-la put the money in the bag
la-la-la-la-la-la-la-la la-la-la-la-la
la-la-la-la-la-la-la-la la-la-la-la-la put the money in the bag


quinta-feira, janeiro 17, 2008

momento emo

parece que o post anterior foi o meu momento emo (lê-se imou). descobri, em conversa com os meus filhos, que parte dos adolescentes actuais é designada como imous. surge a designação por encurtamento da palavra inglesa emotional. emo, de emotional people. depois dos hippies, dos freaks, dos punks, dos urbanodepressivos, dos neoromânticos, dos betos, dos grunges, dos góticos, dos dreads e de todas as variantes, cruzamentos e reciclagens, temos também os emos. têm farda e maquilhagem próprias como código de identificação do grupo. serei um eterno adolescente?

quarta-feira, janeiro 16, 2008

palavras

palavras. apetecia-me encher este blog de palavras. as palavras com que penso, as palavras com que me rio de um mundo que não consigo levar a sério para não transportar aos ombros todo o peso que uma reflexão séria acarretaria. uma reflexão sobre o homem, esse bicho maldito que recusa a sua condição de bicho, maravilha e aberração. temos que ser assim? cegos, não enxergando um palmo à frente do nosso umbigo?
palavras. apetecia-me encher este blog com todos os pensamentos que me ocorrem nos momentos mais inesperados do dia. mesmo os mais inconfessáveis, para lavar os cantos mais recondidos do meu eu. os mais calorosos, para gritar ao mundo que sou ser sensível e que canto, que rio, me maravilho, mas também choro. abrir as mãos em torrente e deixar escorrer sobre o teclado toda a complexidade que cabe dentro de um ser humano, que se preocupa em ser e manter-se apenas, também e principalmente isso: humano.
mas a blogosfera é espaço de bicho-homem, com todas as vicissitudes e toda a feira de vaidades que a criatura sempre arrasta atrás de si. e temos que compor a personagem que por
aqui habita. não se anda nu na blogosfera, como não se anda nu fora dela. ensaiam-se poses, práticas, defendem-se imagens, retocam-se posturas. mesmo assim, apetecia-me encher este blog de palavras.

da vida das árvores #10

autor não identificado



domingo, janeiro 13, 2008

exultai fumadores, ainda há esperança

agora já não há intempérie que impeça a satisfação do vício...


sábado, janeiro 12, 2008

coisa pouca

também quero dar o meu contributo na questão do novo aeroporto. é coisa pouca, que eu de aeroportos não percebo absolutamente nada. dois aspectos apenas. o primeiro tem a ver com a posição do ministro mário lino, que ficou muito desconfortável. honestamente, se estivesse no lugar dele, demitia-me. mas isso sou eu, que procuro que a minha vida tenha alguma coerência e sou um bocado mouco em relação à voz do dono. o segundo tem a ver com as vozes que defendem a ota por ser mais central em relação ao país. imagino que lhes faça confusão porem os pés a sul do tejo sem ser para virem de férias. lisboa é centro, meus senhores, não é sul.

da vida das árvores #9

foto de keith saunders

quinta-feira, janeiro 10, 2008

undermusik #5 guest room

guest room é a nona música no alinhamento de boxer, um dos álbuns mais bem referenciados de 2007. para mim é uma das pérolas do disco. ao quarto álbum os national apresentam um conjunto de canções muitíssimo bem escritas, com arranjos sóbrios e depurados. não é o disco mais emotivo da banda, esse continua a ser sad songs for dirty lovers, o segundo, mas revela uma maturidade criativa de respeito. numa obra onde nenhuma música se destaca fortemente das outras, guest room é a minha escolha pessoal.




they’re gonna send us to prison for jerks
for having vague ideas of the way to turn each other on again
they’re gonna send us to prison for jerks

they’ll find us here here here in the guest room
where we throw money at each other and cry, oh my

we miss being ruffians, going wild and bright
in the corners of front yards
getting in and out of cars
we miss being deviants

they’ll find us here here here in the guest room
where we throw money at each other and cry, oh my

we can’t stay here
we’re starting to stay the same
we can’t stay here
we can’t stay this way

just tie your woman to your wrist
give her room to tie the other

they’ll find us here here here in the guest room
where we throw money at each other and cry, oh my

não sei se é verdade, mas gosto da ideia

o cérebro humano está mais activo quando se dorme do que quando se vê televisão. li isto algures, sem qualquer base científica, e achei que sim.

terça-feira, janeiro 08, 2008

gente vulgar

V

joão e bernardo fizeram todo o seu percurso escolar nos mesmos estabelecimentos e por várias vezes nas mesmas turmas. não se infira daqui que se tornaram bons amigos ou companheiros, muito pelo contrário, sempre estiveram em campos opostos. por educação ou por opção, bernardo investiu todos os seus esforços em ser bom aluno, bem educado, seguindo trilhos trilhados por outrém, encaixando naquilo que se esperava dele. joão, pelo contrário, cresceu livre de pressões ou não as assumiu nem lhes deu importância, o que vai dar exactamente ao mesmo lugar. o que joão tinha de "cool" e popular, bernardo tinha de "weirdo" e introvertido. bernardo sempre foi, aliás, um dos alvos preferidos dos gozos e escárnios do grupo de joão e amigos, gozos esses que amiúde adquiriam contornos de enxovalhamento. terminado o secundário, seguiram percursos independentes sem qualquer ponto de contacto. os seus caminhos voltaram a cruzar-se quando joão, no seu primeiro dia como porteiro do edifício da administração de uma grande multinacional, reconheceu o antigo colega de escola na figura de um dos assessores do conselho de administração.

da vida das árvores #8





fotografias por infravermelhos, autor não identificado


constatação #32

não me consigo levar a sério.

domingo, janeiro 06, 2008

aleluia, fui ao cinema ver um bom filme


não somos americanos, mas são nossos também todos estes personagens que povoam a história da formação do país que melhor soube exportar a sua cultura, a sua história, os seus mitos. este é um filme sofisticadamente crú, filmado com a magia dos grandes espaços. a fotografia deslumbra, a música de nick cave e warren ellis empresta outra dimensão ao todo, as interpretações são irrepreensíveis. um vazio moral a percorrer todo o enredo, apenas o medo, o instinto, o jogo da sobrevivência. homens que vivem jogos impiedosos, de cujas regras fazem parte a crueldade e o sangue frio. nenhuma identificação à partida, e no entanto, são homens feitos da mesma matéria que nós próprios. encerramos em nós também tudo aquilo? pseudofilosofias à parte, é de bom cinema que se trata. um objecto estético cuidado e de muito agradável consumo.

sexta-feira, janeiro 04, 2008

afinal ainda há esperança para 2008

o quinto canal de televisão generalista, para fazer concorrência à sic(k), à tvI (de idiota) e à rtp, é só para o primeiro semestre de 2009.

pergunta de bolso #7

existem blogs sem ego?

da vida das árvores #7

autor não identificado


volta 2007, estás perdoado

eles matam-se no quénia, matam-se no paquistão, continuam a matar-se no iraque, na palestina, aqui e ali, anula-se o lisboa-dakar. a cereja no topo é a perspectiva de um novo canal de televisão generalista a fazer concorrência à sic(k), tvI (de irritante) e rtp. assim, de chofre, para nos retirar imediatamente a ilusão de que algo mudou para melhor.

terça-feira, janeiro 01, 2008

radiohead's "scotch_mist", o especial de ano novo para a current tv

clássico de ano novo

aviso

o und3rblog avisa todos os seus estimáveis clientes que possui, nas suas instalações, um espaço reservado a fumadores.

constatação #31

este post serve apenas para fazer aparecer o mês de janeiro 2008 na barra lateral.