segunda-feira, março 31, 2008

gente vulgar

.
VII


genoveva esforça-se para ser uma mulher moderna. atenta ao evoluir da sociedade, tem uma carreira sólida na área das novas tecnologias. para a sua casa escolheu um ambiente com pinceladas minimalistas e orientais. frequentemente perfuma-a com cones de incenso que compra em caixas multifragrância compostas por pequenas saquetas individuais em plástico transparente. aprecia a comodidade da vida actual. gosta dos novos pacotes de bolachas tão práticos, divididos em pequenas embalagens plásticas de 5 ou 6 e que permitem que as restantes se mantenham frescas e estaladiças. nas suas máquinas de lavar, só usa detergente em pastilhas, embaladas individualmente em saquetas de plástico, tão fáceis de utilizar. bebe frequentemente chá, embalado em pequenos sacos, dentro de pequenos envelopes de papel. preocupada com a estética da sua figura, todos os dias substitui uma das refeições por uma barra de cereais que retira cuidadosamente da embalagem de plástico colorido e com design atraente e periodicamente renovado. de formação humanista, indigna-se com o estado do mundo, as guerras e os problemas ambientais.

domingo, março 30, 2008

simpsenigma


desenho: adam simpson, 2004. sem título. desconcertante, é um dos adjectivos que me ocorre quando olho para os desenhos deste artista gráfico. mensagens não lineares, piscares de olho à complexidade da natureza humana. parece-nos que entendemos a mensagem, mas não conseguimos traduzi-la integralmente por palavras. o site de adam simpson, onde cheguei via (non) 2, merece uma visita demorada. fico curioso de saber a vossa (tentativa de) interpretação do desenho acima.

quinta-feira, março 27, 2008

human zoo

será esta a perfeita imagem da humanidade? cada um na sua ilha, falando a sua própria linguagem, permanentes monólogos autistas?

imagem: human zoo, adam simpson

domingo, março 23, 2008

boa páscoa

.

jovem: não são para atirar aos professores...

sábado, março 22, 2008

obviamente, mais um caso de falta de vocação e preparação para o exercício da actividade docente



em toda esta história da professora, a adolescente e o telemóvel, o que mais espanta é como tanta gente tenta o branqueamento da atitude da aluna e se atira à professora, dizendo que não tem vocação, não está preparada, não sabe exercer autoridade, etc, etc, etc. não ponho links, porque basta ler qualquer notícia ou post sobre o assunto para se encontrar esse tipo de comentários. mal estaríamos se o exercício da autoridade dependesse única e exclusivamente da personalidade de cada docente e não fizesse parte das regras do jogo. a autoridade tem que ser imposta pela instituição escola, tem que estar implícita na relação professor/aluno, sem estar à mercê da personalidade e do estado de espírito de cada um. a foto acima foi retirada de um site brasileiro sobre violência nas escolas. é isso mesmo: uma professora com os dois braços partidos e a cara feita num bolo depois de ter sido agredida por alunos. obviamente, mais um caso de falta de vocação e de preparação para o exercício da actividade docente, de acordo com as doutas opiniões dos analistas de bancada que empestam este país.

sexta-feira, março 21, 2008

fascinante

como não sou professor, nem de facto nem de bancada, nesta história da professora, da miúda histérica e do seu telemóvel, que hoje (ontem) dominou grande parte da blogosfera e dos telejornais, há outros aspectos que me interessam. o primeiro é a maneira como o fenómeno se difundiu. primeiro o vídeo foi exposto no youtube pelo colega da histérica que filmou os acontecimentos, depois alguns autores de blogs pegaram no assunto, avisados por e-mail, depois as páginas online dos orgãos de comunicação social, e só no fim as televisões. um circuito cada vez mais frequente, a provar o imenso poder destes dois novos (?) canais de difusão: youtube e blogosfera. o segundo aspecto que me interessa, pelo menos ao sociólogo de bancada que habita em mim, é a enorme quantidade de comentários que os posts sobre o assunto, e as notícia nos sites dos orgãos de comunicação social, geraram. toda a gente teve uma opinião sobre o assunto, toda a gente soube como é que a situação se resolveria, quais os culpados e quais as causas profundas do acontecido. menos eu, que gosto de continuar a cultivar a humildade. em menos de 24 horas, este povo produziu vários milhares de opiniões. a análise detalhada desses comentários, daria uma excelente tese de doutoramento. em sociologia. terceiro aspecto, o vídeo original foi retirado do youtube a meio da tarde pelo aluno que o havia exposto, provavelmente por se ter apercebido do enorme impacto negativo que o fenómeno estava a ter. tarde demais. as imagens já estavam no domínio público e poucos minutos depois já o vídeo estava reposto em pelo menos 10 localizações do youtube, nos videos sapo e em várias páginas dos media. o que prova que uma vez exposta uma imagem na rede, ela se torna virtualmente inapagável. admirável e fascinante mundo novo.

quinta-feira, março 20, 2008

push your head towards the air

o quarto single retirado de an end has a start, o álbum do ano passado dos editors, tem um vídeo muito muito bom. mas mesmo muito bom.




.

quarta-feira, março 19, 2008

dia do pai

.







1917-2008

.



segunda-feira, março 17, 2008

domingo, março 16, 2008

a liberdade do estado acaba onde começa a liberdade individual

ainda sobre os piercing. a ideia não é apenas proibir a sua aplicação em menores. o projecto de lei prevê também a total proibição, em miúdos e graúdos, nalgumas localizações, a saber, cavidade bucal e genitalia. aqui reside o maior absurdo da questão. o estado sente-se no direito de controlar a maneira como adornamos o corpo e isto é muito grave. os argumentos que sustentam esta ideia não os conheço, mas não consigo imaginar nenhum que seja irrefutável. é sabido que algumas localizações têm como consequência algumas lesões graves que exigem intervenção dos serviços de saúde. também a obesidade tem consequências graves, também a vida sedentária tem consequências graves, o consumo regular de fast-food tem consequências graves, o consumo imoderado de álcool tem consequências graves, os desportos radicais podem ter consequências graves. caminhamos para uma ditadura da saúde, em que todas as práticas potencialmente perigosas são proibidas? os nossos corpos vão deixar de nos pertencer? temos o dever de os manter impolutos, ao serviço do crescimento do p.i.b. e sem sobrecarregarmos o serviço nacional de saúde? irá surgir uma polícia de saúde que nos vai entrar pela casa adentro para controlar o que ingerimos, como utilizamos o nosso corpo? é demasiado absurdo para sequer ter vontade de brincar sobre o assunto.

sábado, março 15, 2008

da vida das árvores #14

.
foto de vado dara

creutzfeld-jacobs?

deve ser do aquecimento global. é sabido que o aumento da temperatura dificulta o funcionamento dos neurónios e baralha as ideias. ou então há para aí uma nova epidemia de uma demência degenerativa da qual ainda não foi descoberto o agente etiológico. senão vejamos: as reportagens da s.i.ck com o josé e o luís filipe, a greve geral e os números do governo e sindicatos, o projecto de lei do p.s. que proíbe a aplicação de piercings, tatuagens e maquilhagens permanentes em menores. tudo isto em apenas dois dias. sobre o josé e o luís filipe, não me apetece falar, é demasiado absurda esta encenação manipulatória. a greve geral e os números já são uma repetição dos episódios anteriores, mas de 7% (governo) a 70% (sindicatos), cada vez o diferencial é maior. proponho que para se fixarem os números oficiais se passe a fazer a média aritmética simples. para terminar a semana em grande, o projecto de lei dos piercings. se fosse primeiro de abril, estava explicado. não sendo, não tem explicação.

quarta-feira, março 12, 2008

evasão #4

surrealizar...
































fotografias: misha gordin
música: the mysteries, david bowie



terça-feira, março 11, 2008

vai na volta ainda descobrem que a hilária é prima do menezes

já era suficientemente mau que a campanha de hillary clinton tivesse lançado este vídeo, com uma mensagem tipo bush. o que não se esperava era que as imagens da cândida criança que dorme tranquilamente tivessem sido filmadas há nove anos atrás para uma campanha publicitária de uma empresa ferroviária e que a jovem casey knowles, hoje com 17 anos, viesse declarar publicamente coisas do tipo "o anúncio o que vende é medo, recorre a algo fácil, barato. realmente prefiro a mensagem de obama, de olhar com ilusão para um futuro brilhante" ou "é realmente irónico que a minha imagem seja utilizada para defender a causa de hillary, quando eu não a defendo".

domingo, março 09, 2008

políticos e detergentes

80.000, 100.000, 50% não eram professores, os sindicatos mobilizaram trabalhadores de outros sectores para estarem presentes, os que eram professores não pensam pela sua cabeça e são instrumentalizados pelos malandros dos comunas que só querem destruir o país, os que eram professores e pensam pela sua cabeça só querem ganhar muito sem fazer nenhum, etc, etc, etc. na sequência da manifestação de ontem tenho lido de tudo em blogs e em comentários dos leitores nos sites dos orgãos de comunicação. por um lado temos um povo facilmente instrumentalizável, pouco habituado a ter uma visão crítica dos acontecimentos com que se depara, por outro temos forças de instrumentalização sem qualquer pudor em lançar para a praça pública factos mais ou menos fictícios e contrafactos de maneira a que tudo fique baralhado e ninguém saiba, com um grau de certeza aceitável, o que realmente se passou. facto: nenhum dos professores que conheço está contente com a maneira como tem sido tratado por esta equipa ministerial. nenhum deles é preguiçoso e nenhum deles gasta dinheiro ao país sem dar o seu trabalho e o seu esforço, muitas vezes para lá do que é exigido, em troca. são professores com paixão pelo ensino, com orgulho na sua profissão. nenhum deles teme a avaliação. facto: a maioria dos professores, seja qual for o seu quadrante político, sente-se insultado por esta equipa ministerial. facto: a maioria dos diplomas que esta equipa ministerial tem produzido é confusa, tem erros estruturais e em nada tem contribuido para que se trabalhe nas escolas com melhor qualidade. facto: os professores são um grupo profissional com uma grande dimensão e qualquer cêntimo que se poupe com eles multiplica-se por 143.000. facto: a autista da educação, perdão, a ministra da educação é uma pessoa com quem se embirra primariamente com grande facilidade. por vezes tem um olhar tresloucado, de pessoa com uma qualquer patologia mental. é perigosa porque acredita realmente que está certa.

mas não me interessa fazer aqui uma avaliação desta guerra, o meu assunto é outro. uma das manifestantes que foi entrevistada por um canal de televisão, declarou estar consciente que a sua luta estava a ser instrumentalizada politicamente e, pela expressão que fez, isso não lhe agradava. vivemos numa era em que a informação abunda, está em todo o lado. o problema está na fiabilidade dessa informação. as técnicas de manipulação de massas são utilizadas a torto e a direito, sem ética. cada vez se torna mais difícil distinguir os factos da ficção, separar o trigo do joio. os políticos matam à partida toda e qualquer manifestação social expontânea, com a sua enorme necessidade de se colarem e controlarem todos os movimentos sociais. as estratégias de manutenção do poder ou de fazer cair quem está no poder minam toda a sociedade. ontem todos os que não estão no poder estavam a favor dos professores, com os professores. não temos políticos sérios. a política deixou de estar ao serviço da sociedade, a política serve-se da sociedade para sobreviver. muitos dos políticos no activo nunca foram outra coisa a não ser políticos. as técnicas de manipulação de massas fazem uso e abuso, despudorado e sem qualquer ética, de todas as disciplinas da sociologia e da psicologia. promovem-se políticos com as mesmas técnicas com que se vendem detergentes. facto: no nosso dia-a-dia precisamos muito mais de
detergentes do que de políticos.

sábado, março 08, 2008

all our symbols?

já figurava nas escolhas do und3rblog para o ano passado. all hour cymbals (all our symbols?), o registo de estreia dos yeasayer, indica-nos que este é, sem qualquer dúvida, um nome a fixar e a seguir o percurso com muita atenção. estruturas complexas, polifonias sedutoras, um espectro de fontes bastante alargado e ideias sólidas são alguns dos predicados com que esta banda de brooklyn se apresenta. a crítica, sempre ávida de estabelecer pontes e comparações, fala em talking heads, crosby stills nash & young, arcade fire e nas tradições musicais da áfrica subsahariana como fontes de inspiração. pode até ser, mas os yeasayer valem por si próprios e fazem uma música sem filiações a não ser a da liberdade total. há quem fale em colisão de tradições. o conceito aplica-se.


2080, vídeo montado por um admirador a partir de imagens de documentários da b.b.c.




wait for the summer, vídeo oficial para o primeiro single extraído de all hour cymbals



.

quinta-feira, março 06, 2008

und3rmusic # 10 slipping husband

tenho andado os últimos dias reviciado em sad songs for dirty lovers, o segundo trabalho da melhor banda americana em actividade, the national, editado no já longínquo ano de 2003. sad songs for dirty lovers foi para mim a primeira abordagem à banda e tem aquele sabor especial da descoberta. voltar a ele depois do fenómeno the boxer, foi relembrar um som menos depurado mas mais emotivo. slipping husband sempre foi e continua a ser o meu tema de eleição.





sit down dear we gotta talk / your acting like a kid / we don't wanna hear about / the things you never did

you coulda been a legend / but you became a father / that's what you are today / that's what you are today

spending all your time / somewhere inside your head / haunted by the important / life you coulda lead

but your kisses aren't enough / to keep your kids in line / so you better straighten out yourself / and give your baby time / cause if you don't give her what she needs / she'll get it where she can / she's lonely man

don't leave yourself alone for too many days / sooner than you know you're gonna start slipping

you'll end up talking to the ghost / of your wife as if you knew her / your eyes will put her everywhere

and spending all your time / somewhere inside your head / haunted by the important / life you coulda lead

you'll fuck yourself to clear your head / you'll close your door and go to bed / you'll try to sleep without a dream / that's where she finds you, that's where she finds you

don't leave yourself alone for too many days / sooner than you know you're gonna start slipping

dear we better get a drink in you before you start to bore us / dear we better get a drink in you before you start to bore us / dear we better get a drink in you before you start to bore us

quarta-feira, março 05, 2008

hoje, só hoje


o público recorda-nos hoje o que este país e os seus habitantes mudaram nos 18 anos de existência do jornal, num caderno p2 de colecção. hoje, voltou a valer a pena ler o jornal que durante tantos anos me serviu de referência. o pior é que amanhã já não.

segunda-feira, março 03, 2008

portugueses que gostariam de ser espanhóis

é um tema recorrente na sociedade portuguesa. embora actualmente a imprensa ande calma, volta e meia encontro um post na blogosfera que expressa a ideia de que se fossemos espanhóis estariamos muito melhor, e que nos deviamos fundir com o país de nuestros hermanos. invejinha da mais pura, a galinha do vizinho é sempre melhor do que a minha, etc, etc. embora o conceito tenha o dom de me irritar solenemente, confesso que, também eu, tenho inveja dos espanhóis. tenho inveja do sentimento arriba españa, de serem capazes de se organizarem, de cumprir horários, de terem o conceito de hierarquias, de saberem distinguir o trabalho do conhaque, de serem activos civicamente. tudo atributos que por cá rareiam. os portugueses que gostariam de ser espanhóis, não querem realmente ser espanhóis. querem apenas que venham de fora organizar aquilo que nós não somos capazes de organizar, querem ter os ordenados ao nível dos espanhóis mas continuarem a não pensar em produzir, muito menos produzir como os espanhóis. querem continuar a utilizar o local de trabalho como um local de convívio onde, após um longo bocejo, de vez em quando se trabalha um bocadinho. querem continuar a dizer mal e a apontar o dedo a tudo e a todos, sem serem capazes de olhar criticamente para o espelho. os portugueses que gostariam de ser espanhóis, seriam os primeiros a depois atribuir as culpas aos espanhóis por isto não funcionar e sermos a região mais pobre de espanha. os portugueses que gostariam de ser espanhóis, seriam os primeiros a contestar terem um espanhol como superior hierárquico e os primeiros a chamar-lhe fascista (pelas costas, claro), quando ele lhes exigisse o trabalhinho feito a tempo e horas, ou lhes recordasse que estavam num local de trabalho e não de convívio. os portugueses que gostariam de ser espanhóis são pequeninos e invejosos, mesquinhos e preguiçosos. e esquecem-se que nada os obriga a ficar por cá a atrapalhar isto, espanha fica mesmo aqui ao lado, já nem têm que apresentar o b.i. quando atravessarem a fronteira.

domingo, março 02, 2008

love will tear us apart



susanna and the magical orchestra

love will tear us apart

joy division

when the routine bites hard / and ambitions are low / and the resentment rides high / but emotions won't grow / and we're changing our ways / taking different roads / then love, love will tear us apart again

why is the bedroom so cold / turned away on your side? / is my timing that flawed / our respect run so dry? / yet there's still this appeal / that we've kept through our lives / love, love will tear us apart again

do you cry out in your sleep / all my failings expose? / get a taste in my mouth / as desperation takes hold / is it something so good / just can't function no more? / when love, love will tear us apart again

sábado, março 01, 2008

blogs com vírus

o blogger parece estar a ser um novo meio de difusão de vírus informáticos. em muitos blogs têm aparecido comentários de outros utilizadores que dizem simplesmente "look here", sendo o "here" um link para um pseudoblog infectado. a primeira vez que me deparei com um destes comentários, foi num post sobre o barack obama e lá fui eu, feito patinho, seguir o link. o meu antivírus assinalou imediatamente a presença do vírus, que foi imediatamente posto de quarentena e apagado sem dó nem piedade. depois disso tenho visto comentários deste tipo em vários blogs, enviados por vários utilizadores, e alguns deles continuam expostos vários dias depois de terem sido enviados. por isso apelo a todos os fellow bloggers para apagarem imediatamente qualquer comentário com este formato que lhes surja. apelo também a todos os blogonautas que controlem a curiosidade mórbida e não sigam estes links. e, claro, que usem sempre o preservativo, que é como quem diz, mantenham os antivírus actualizados.

adenda: detectei um novo formato - comentários com link deste tipo: "virus removal".
adenda 2 : mais um formato - comentários com link "attention".