quinta-feira, junho 26, 2008

y viva españa!!!

.

Photobucket

fotografia de nélio filipe

.

domingo, junho 22, 2008

futebóis

agora sim, pode-se ver bom futebol sem aquele envolvimento emocional que atrapalha a fruição pura e simples de um bom jogo bem disputado. depois de ver cair a holanda e a itália, quase que fiquei contente por portugal ter caido também. podemos dizer que todas as grandes selecções já estão fora da competição. restam a espanha e, vá lá, a alemanha. espero que a espanha chegue à final e dê uma boa tareia aos boches. fiquei confuso com os comentadores da t.v.i. por se perceber claramente que estavam a torcer pelos italianos. eu só torceria pelos italianos se eles estivessem a jogar contra, sei lá, os chineses ou os norteamericanos. é aquela coisa do orgulho europeu. agora, contra os espanhóis, claro que torço por espanha, que é ibérica como nós. se calhar nesta minha preferência conta muito ser neto de uma galega e estar casado com uma espanhola. se tivesse que escolhar um país depois de portugal, claro que seria a espanha. isto porque a holanda já está fora. é engraçada esta coisa de estarmos a torcer pelas selecções dos outros, já não estava habituado a ter a selecção nacional fora de competição tão cedo. por estes dias também houve um solstício e no portal sapo está lá sempre a manuela ferreira leite com uma expressão de meter medo ao susto, mas nada disso interessa agora. para terminar esta breve crónica sobre nada, espero que o sr. madaíl demore bastante tempo a revelar quem vai ser o substituto do scolari, porque é divertido ver e ouvir estas especulações todas. ah, grande casillas! é que defender dois penalties com aquela pinta não é para todos. até parecia o ricardo aqui há uns anos...

sexta-feira, junho 20, 2008

und3rmuzik #17 we carry on

mais uma de third dos portishead. vício entranhado.




the taste of life
i can't describe
it's chocking on my mind
reaching out i can't believe
faith it can't decide

on and on i carry on
but underneath my mind
and on and on i tell my self
it's this i can't disguise

oh can't you see
holding on to my heart
i bleed the taste of life

the pace, the time,
i can't survive
it's grinding down the view
breaking out which way to choose
a choice i can't renew

holding on i carry on
but underneath my mind
and on and on i tell myself
it's this i can't disguise

oh can't you see
holding on to my heart
i bleed, no place is safe
can't you see the taste of life

a república portuguesa

.
fotografia de ana_mm

quinta-feira, junho 19, 2008

sai uma dose de prozac para aquele país lá ao fundo da europa

adeus euro, adeus scolari. amanhã o país vai acordar e lembrar-se da crise, dos preços dos combustíveis e dos alimentos, de toda a realidade que é deixada para trás de cada vez que a selecção tem êxito. vai ser um país de ressaca, tristonho e acabrunhado, sem fé no futuro nem nos políticos. sem força para dar a volta por cima. o ano escolar a acabar, este tempo de verão que convida à preguiça, a silly season a começar (sim, eu sei que neste país nunca acaba). como será possível pôr este país a produzir? modernizá-lo, trazê-lo para o vigésimo primeiro século da era cristã, actualizá-lo? esta semana o meu filho mais velho fez exame de português para acesso ao ensino superior. a prova de exame serve de exemplo do que uma certa intelectualidade atávica representa. camões, memorial do convento e padre antónio vieira. passado, passado, passado. as glórias dos descobrimentos, as glórias dos descobrimentos. já sei que me vão dizer que camóes é importantíssimo, que o memorial do convento é uma obra esplêndida e que vieira foi um humanista de se lhe tirar o chapéu. mas eu vejo as coisas de outra maneira. enquanto a cultura portuguesa de maior relevo não for a actual, enquanto o orgulho pátrio não for no país que temos agora, no povo que somos agora, bem podemos protestar contra a crise, dizer que a culpa é sempre dos outros, que nunca sairemos dela. bem podemos ficar à espera do cadáver pútrido do d. sebastião que um dia chegará numa manhã poluída. sair dos gabinetes e vir para o terreno, acabar com o sucesso fácil e momentâneo, com as vaidades e ostentações sociais, com o cada vez maior fosso entre os que muito têm e os que não têm quase nada, olharmos uns para os outros, olhos nos olhos, e sentirmo-nos parte de um povo , de uma sociedade, de uma comunidade, essa é a difícil tarefa que temos pela frente. arregaçar as mangas e trabalhar, organizar, produzir mais com menos esforço. marcar mais golos com menos tempo de posse de bola e com menos floreados. jogadas certeiras e organizadas. é assim que se ganham os jogos.

quarta-feira, junho 18, 2008

quarta-feira, junho 11, 2008

estes jornalistas são uns cromos do pior

longe vai o tempo em que o jornalismo era uma profissão respeitável, em que a informação era pertinente e reflexiva, em que se noticiavam factos. actualmente o jornalismo vende-se aos lobbies e à pressão das tiragens, grande parte do espaço é ocupado com não-notícias, com especulações, com disparates. os jornalistas do semanário sol, num rasgo de génio que certamente dará lugar a um pulitzer, acabam de promover a cerveja a bem de primeira necessidade. o sol online acha que um dos aspectos preocupantes da paralisação dos camionistas é a previsível falta de cerveja, nos locais de venda, para comemorar as vitórias da selecção. isto no corpo do artigo, porque lendo só o título fica-se com a sensação que essa falta já é efectiva. jornalismo do mais alto gabarito, sem sombra de dúvida.

dia da raça

nem o euro 2008 deixou passar despercebida a gaffe do saloio de boliqueime. remexer no baú das memórias do estado novo e ressuscitar a designação "dia da raça" é capaz de não ter sido boa ideia. toda a esquerda está escandalizada e exige explicações. a minha esquerda também está escandalizada e exige explicações, mas a minha direita, mais racional, enquadra o episódio num contexto clínico, o que justifica perfeitamente o lapso. é sabido que com a idade os neurónios vão sendo cada vez menos e por vezes surgem estes episódios de regresso ao passado. quem nunca teve uma avó, uma tia-avó, um sogro mais idoso, que de repente se julga na meninice ou na adolescência? foi isso que aconteceu. reparem que até agora ainda não referi a hipótese de alzheimer, pois isso requer a elaboração de uma história clínica cuidada e a realização de exames complementares, dados na posse dos quais não me encontro.

segunda-feira, junho 09, 2008

olheiro

para quem não conhece, o olhares é dos melhores sites de fotografia que existem na net. e sim, é português. está recheado de gente que gosta de fotografia, vive fotografia, respira fotografia. embora eu não viva fotografia nem respire fotografia, sempre gostei de brincar com as imagens captadas. fotografias que vou tirando aqui e ali, principalmente em momentos de férias e de relax. o olhares é também uma comunidade muito interessante, em que as fotografias expostas são votadas e comentadas pelos outros utilizadores, criando-se um ambiente bastante amigável e de partilha de experiâncias e dicas. como dizem por lá, é dos poucos sítios onde as pessoas se tornam conhecidas pelo que fazem e não pelo que têm. tudo isto para dizer que me tornei olheiro. sem qualquer pretensão, vou colocando imagens captadas e trabalhadas por mim. a culpa é vossa, dos leitores deste blog, que não comentam as fotografias que de vez em quando coloco aqui... para quem quiser, a minha galeria de olheiro pode ser vista aqui. ainda é pequenina, mas vai crescer. já agora aproveitem e passeiem pelo sítio, porque vale mesmo a pena.

sábado, junho 07, 2008

futebol

a bola já rola nos relvados da suiça. finalmente. prometi a mim mesmo que não escreveria sobre o europeu, no und3rblog, enquanto ele não começasse. [por-tu-gal!, por-tu-gal!] a overdose nos media tem sido ridícula. até parece que o governo pagou a todos os orgãos de comunicação social para só falarem de futebol e da selecção. estou a imaginar uma carta, com a chancela do gabinete do primeiro ministro, a pedir (ou ordenar) que esqueçam a crise alimentar mundial, os preços dos combustíveis, as gaffes dos ministros, os problemas laborais e outros que tais. o mundo ficou reduzido a uma bola cheia de ar que circula de pé em pé até entrar (ou não) numa baliza. [por-tu-gal!, por-tu-gal!] desde o início da semana, foi notório o crescer do orgulho deste povo no país de que normalmente apenas sabe dizer mal. as bandeiras começaram a ser expostas, primeiro nas janelas, timidamente, depois nos automóveis, em catadupa. na quinta-feira já podiam ser vistos a circular com uma desfraldada de cada lado. a caminho de casa com a minha filha, proferi uma frase qualquer de crítica, a que ela me respondeu que aquilo é que eram portugueses a sério. [por-tu-gal! por-tu-gal!] portugueses a sério são aqueles que diariamente dão o seu melhor para que este país vá para a frente, com o seu trabalho, com o seu empenho, com o seu exemplo, respondi-lhe eu. [por-tu-gal! por-tu-gal!] não sei porquê, é um dos mistérios da existência, futebol+cerveja é uma das combinações mais perfeitas que existem. também na quinta-feira, abasteci o frigorífico cá de casa, a contar com os jogos de hoje. agora, com licença, que vou beber uma e ver como estão as equipas da suiça e da república checa, pois disso depende a felicidade deste país na próxima semana. por-tu-gal! por-tu-gal! por-tu-gal!

sexta-feira, junho 06, 2008

und3rmuzic #16 the rip

mais uma de third dos portishead. the rip.




as she walks in the room
centred and torn
hesitating once more
as i take on myself
and the bitterness i felt
i realise that love lost
while white horses
they will take me away
and the tenderness i feel
will send the dog home to me
will i follow?

through the glory of life
i will scatter them on the floor
disappointed and soar
in my thoughts i have bled
from the riddles i've been fed
another light moves over
while white horses
they will take me away
and the tenderness i feel
will send the dog home to me
will I follow?

quinta-feira, junho 05, 2008

excertos dos cadernos de viagem do famoso explorador nélio na sua expedição a palma de mallorca #6

.
Photobucket

sábado, 24 de maio de 2008


os mastros dos grandes veleiros estão iluminados como se fossem os pináculos de uma grande catedral erguida em honra do deus neptuno. tal como o mar, esta é uma catedral em permanente mutação. de dia para dia as colunas mudam, umas desaparecem durante o dia, afastam-se no horizonte, novas chegam para renovar a arquitectura do edifício. tirando as colunas, todo o corpo da catedral é etéreo, imaginário, volátil, como a vida.


fotografia de nélio filipe

terça-feira, junho 03, 2008

pagava uns milhões, se os tivesse...

.
Photobucket

o primeiro americano a passear no espaço, faz hoje 43 anos. edward white teve o prazer de sentir esta sensação que deve ser única. a minha única grande frustração por não ser multimilionário é saber que é altamente improvável vir a ter a sensação de ver do espaço este calhau que habitamos. inveja da mais pura.
.

segunda-feira, junho 02, 2008

excertos dos cadernos de viagem do famoso explorador nélio na sua expedição a palma de mallorca #5

.
sexta-feira, 23 de maio de 2008

a felicidade momentânea consiste em picar e beber una cerveza ao pé da água desta badía de palma, deste porto-marina imenso e olhar para todos estes barcos, que vão do mais pequeno e insignificante ao mais sofisticado dos veleiros de grande curso. grandes paquetes de cruzeiro, iates a motor de todos os tamanhos, pequenos veleiros, barcos de pesca, todos estão aqui representados, como se assistisse a uma grande convenção dos barcos. mastros, poderiam contar-se mais de mil, se paciência para isso houvesse. as aceitunas têm travo de manjar do olimpo, também o têm a ensaladilla, os champiñones, os calamares, as croquetas, los pimientos, el pulpo e la pica pica. a paz que sinto é partilhada pelos grupos dispersos por esta grande esplanada do dàrsena, em pleno passeig maritim, com vista privilegiada para toda a baía. três pontos de luz destacam-se na noite. do meu lado direito, altaneiro e vigilante, o castelo gótico de bellver, único na europa com forma circular, mandado construir em 1300 por jaume II, rei de mallorca, no curto período da história em que estas ilhas foram reino independente. do meu lado esquerdo, imponente e orgulhosa, a catedral de palma, la seu como lhe chamam, jóia gótica que demorou mais de trezentos anos a edificar, recheada de tesouros de arte sacra de todos os séculos desde que começou a ser construída. obra conjunta de muitos mestres, gaudi remodelou-a em 1904, barceló acrescentou-lhe a contemporaneidade já neste século 21. o terceiro ponto de luz é a lua, a começar a minguar. só não se reflecte nas águas porque as formas dos barcos ocupam todo o espaço por debaixo dela. um triângulo de luz. mágico. para ser mais perfeito terias que estar aqui.
.

und3rmusic #15 nylon smile

o und3rblog avisa que a audição do terceiro registo dos portishead provoca sintomas de dependência. quanto mais se ouve, mais se quer ouvir. é difícil falar sobre este disco sem ter a sensação de que o que estamos a escrever atraiçoa o que o disco realmente é. não há palavras que possam abarcar a beleza destas canções, a coragem estética que está ao serviço deste registo. neste third mergulha-se de cabeça tronco e membros, ou então mais vale não se chegar a ouvir. nylon smile, terceira faixa do disco, para início de hostilidades, porque a ele voltarei de certeza. deixem-se embalar pela voz de beth gibbons e pelos sons de geoff barrow e adrian utley.




i'd like to laugh at what you said
but i just can't find a smile
i wonder why you can't
i struggle with myself
hoping i might change a little
hoping that i might be someone i wanna be

looking out i want to know someone might care
looking out i want a reason to be there
cause i don't know what i've done to deserve you
and i don't know what i'll do without you

looking out i want to know some way might clear
looking out i want a reason to repair
cause i don't know what i've done to deserve you
and i don't know what i'll do without you

i can't see nothing good
and nothing is so bad
i never had a chance
to explain exactly what i meant

constatação #37

os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão.
eça de queiroz, escritor português, 1845-1900

domingo, junho 01, 2008

fica mal escrever palavrões no título dos posts

.

mas pelo menos o santana lopes foi de vela. mas pelo menos temos uma mulher como presidente de um partido com alguma expressão, sem serem necessárias quotas. mas que digo eu? sem quotas, mas cota. demasiado cota.