sábado, maio 03, 2008

society, crazy and deep

há muito tempo que não me interessava a sério por uma música só com voz e guitarra acústica, mas este society, composto por jerry hannan e interpretado por eddie vedder para a banda sonora de into the wild, filme de sean penn, relembrou-me a beleza simples e cativante que a harmonia, entre uma voz humana bem modelada e o ressoar das cordas de uma guitarra, pode proporcionar. principalmente se as palavras são cheias de significado e o ritmo nos embala em suaves movimentos. se para além de tudo isto for associado um toque de nostalgia e lamento, então temos canção para ouvir repetidamente, ir deixando que ela se entranhe progressivamente até lhe conhecermos cada nuance do canto, cada timbre, cada variação no desenrolar da sequência de acordes. não vi o filme para o qual a canção foi gravada, por isso as palavras extravasam para fora do contexto original. é curioso que circulem, no youtube, vídeos onde estas palavras surgem associadas a imagens de guerra no iraque. numa época em que a maior parte das canções são ocas, sabe mesmo muito bem ouvir esta.

.

3 comentários:

margarida disse...

Acho que irias gostar do filme. Eu gostei. Da banda sonora é melhor nem começar a escrever...

nelio disse...

margarida, realmente não vi o filme e tenho pena, porque a temática é muito interessante. pode ser que um dia destes passe no pequeno ecran... a banda sonora e muito boa mesmo. eddie vedder em grande estilo. grande voz com vários registos e nuances a que a música dos pearl jam não se presta muito. viciante, muito viciante.

idadedapedra disse...

muito muito bom. E até tem a letra e tudo :)
Eu tb não vi o filme, mas verei em casa assim que o arranjar em dvd.

Bom dia da mãe!