terça-feira, dezembro 26, 2006

3st3s dias


6 milhões de 3uros gastos por dia. 246 milhões de mensagens por sms. já comemos, já bebemos, já convivemos, já desembrulhámos as prendas. cumprimos os rituais comme il faut. passou toda a ilusão. os papeis dos embrulhos vão para reciclar? 12 mortos nas estradas, mais uns quantos no iraque, dois numa derrocada em s. miguel. james brown também se foi. o país em crise. a pose de estado do nosso primeiro pedindo confiança. encerram-se as contas ao ano que finda, fazem-se listas dos melhores e dos piores, os media preparam os balanços, tenta-se compreender qual o contributo de 2006 para a nossa memória colectiva a que gostamos de chamar história. gostamos destas coisas. transferem-se decisões para o novo ano, transferem-se problemas para o novo ano, suspende-se a vida em piloto automático. os analistas fazem projecções, os charlatões fazem previsões. ultimam-se os planos para os reveillons, mais um momento de ilusão. mais um acreditar. mais uma quimera. só nós humanos temos a capacidade de acreditar que ao encerrarmos mais uma volta em torno do sol, como por magia, a realidade se vai alterar. mas o mundo vai continuar a ser o mundo e o homem vai continuar a ser o homem. o referendo vai continuar a extremar posições, as maternidades vão continuar a fechar. os juros vão continuar a aumentar. o bush vai continuar a ser o bush. a economia vai continuar a governar. os media vão continuar a manipular. vamos continuar a consumir. vamos continuar a morrer. o h5n1, o hiv, o paludismo, a tuberculose, a fome, a obesidade, o terrorismo, os despotismos, a manipulação de massas, os dramas pessoais, os dramas colectivos, as incertezas, as sensações, os artistas, os indigentes, os políticos, os idealistas, tudo isto, e muito mais, num ano perto de nós. pedimos desculpa por esta interrupção, a vida segue dentro de momentos.

5 comentários:

marta r disse...

É mais ou menos isto: há coisas que nunca mudam...

Anónimo disse...

podias tentar fazer um texto assim com as coisas boas de 2006... só para ficarmos um bocadinho menos de rastos nestes diazinhos que faltam. Era um exercício interessante, de certeza mais difícil, mas interessante :)
(eu sou do contra, não sou?)

Moisés Gaudêncio disse...

Um bom ano de 2007 também para ti!

nelio disse...

pronto, não batam mais! não queria parecer tão negativo, mas parece que a coisa saiu um pouco prá desgraça... não quero contribuir para o aumento das listas de espera para os serviços de saúde mental...

Maria Romeiras disse...

Gostei da visão clara e justa do mundo. Temos uma necessidade brutal de ilusão para justificar a nossa vida e os nossos momentos de fuga.