quinta-feira, dezembro 07, 2006

frank lloyd wright

não percebo grande coisa de arquitectura, sou apenas um apreciador. os edifícios causam frequentemente boas ou más sensações no meu sentido estético. respeito imenso a arquitectura como arte e acho mesmo que é um crime permitir que se construam edifícios não projectados por arquitectos. faro está cheio destes maus exemplos. os edifícios são a grande parte da paisagem das cidades e o seu equilíbrio estético contribui decisivamente para o bem estar de quem por elas circula. assim, vão surgir aqui no und3rblog posts dedicados a arquitectos que me impressionam, e porque não dizê-lo, me apaixonam. frank lloyd wright, o pai da arquitectura orgânica tem as honras de ser o primeiro.

fallingwater, 1934-1937

edifício de escritórios johnson-wax, 1936-1939

wingspread, 1937

taliesin west, a casa do arquitecto, iniciada em 1937 e constantemente reformulada até à sua morte em 1959

monona terrace, 1938


pfeiffer chapel, 1938

new york guggenheim museum, 1956-1959


3 comentários:

Anónimo disse...

curiosamente o primeiro trabalho de investigação na licenciatura foi sobre frank lloyd wright....passaram-se os tempos, fica a memória, mas o arquitecto permanecerá com a sua casa inteligente.

Maria Romeiras disse...

Gosto muito do seu trabalho. As preocupações que revelas com o urbanismo actual... não é só por aí que há desordens onde devia haver harmonia!

Anónimo disse...

arquitectura orgânica...nunca tinha ouvido falar disto. Interessante...e as casas são de 1930 quando parecem ter saído do futuro.