segunda-feira, janeiro 15, 2007

constatação #5

os 40 anos são uma idade terrível. é a idade em que nos tornamos naquilo que somos.
charles péguy, escritor francês.

11 comentários:

Moisés Gaudêncio disse...

É mesmo assim ?

Anónimo disse...

então e os 50? é que eu já faço amanhã 46!

nelio disse...

eheh! a frase foi obviamente escrita quando o seu autor estava na década dos 40... não sei se é mesmo assim, mas como tb estou lá, de alguma maneira revi-me na frase. talvez aos 40 já não tenhamos pachorra para certas coisas, só aturamos aquilo que queremos, somos mais livres e temos menos a perder. já provámos aos outros e a nós mesmos aquilo que tínhamos a provar. tb já tivemos o tempo de reflexão suficiente para ir recuperar algumas coisas de outras fases que tinham ficado pelo caminho. falo por mim, claro. aos 50? logo se vê...

marta r disse...

É bem capaz de ter razão. Eu já sinto isso e ainda me faltam 6 para chegar aos 40....

Anónimo disse...

eu percebi porque é que gostaste da frase. Não concordo que isso seja terrível, mas concordo com o resto. E se queres que te diga não andava nem um dia da minha vida para trás. Pra frente é que é caminho!

nelio disse...

o adjectivo terrível não é necessariamente mau...

Anónimo disse...

terrível
do Lat. terribile
adj. 2 gén.,

que causa terror;

assustador;

apavorante;

medonho;

que produz resultados funestos.


Hehehehehehehehe

Anónimo disse...

Fiz quarenta anos no dia em que uma infecção sossegou e puderam finalmente arrancar-me mais dois dentes. O prazo de validade da dentição está a expirar. Os cabelos estão a acinzentar. O número 36 não me serve há uns meses.
Isso são questões técnicas decorrentes do processo. Olho-as às vezes surpreendida, mas aceito-as melhor do que a seu tempo aceitei a menarca, a acne, o inconformismo genético, a discrepância com a vida recém compreendida, a responsabilidade e outras coisas da felizmente distante adolescência.
De gostar de viver decorre gostar de envelhecer.
Cá estou. Não peço desculpas nem procuro formas de me fazer passar por jovem.

nelio disse...

maria goretti, sejas muito bem vinda à vida activa deste canto perdido da blogosfera. é um prazer (e uma honra) ter um comentário teu, tão ao teu jeito. gostei muito desta frase "de gostar de viver decorre gostar de envelhecer". mas eu acrescentava:
de gostar de envelhecer decorre continuar a gostar de viver...

idadedapedro: desses significados, o que melhor se aplica aqui será próximo de assustador. somos mesmo capazes de ficar frente a frente com aquilo que somos, sem as típicas fugas (de nós mesmos) da adolescência e sem o orgulho e sentimento de invulnerabilidade dos primeiros anos da vida adulta? aos 40 não te consegues enganar a ti próprio(a), conheces-te demasiado bem. o bom e o mau...

Maria Romeiras disse...

Não vale deprimir os amigos com 40 anos pela blogosfera fora... :o)

Anónimo disse...

os 40 são absolutamente deliciosos... e os quarenta e um também... o resto ainda não sei...

(não tenho cabelos brancos, não uso 36 pr'aí desde os 15 - sem ser gorducha - e não me sinto nada envelhecer, até acho que rejuvenesci desde que fiz 40!)