sábado, janeiro 13, 2007

da blogosf3ra

agora que já passou aquele fascínio inicial pela blogosfera, em que cada blog com um post interessante era para colocar na barra lat3ral, fiz hoje a sua primeira depuração. o que levou as minhas congeminações em direcção à blogosf3ra em si. este melting pot virtual, este lugar onde todos nos encontramos, que nos permite escolher e depurar interlocutores sem qualquer constrangimento social. eleminamos um blog da barra lat3ral, cortamos um canal de comunicação directa, com uma ligeireza que dificilmente usaríamos se se tratasse de alguém com quem trabalhamos ou com quem somos obrigados a sociabilizar por qualquer razão. e sem remorsos. depuramos assim o nosso espaço e as nossas ligações, mantemos a higiene.

atrevo-me a dizer que a maior vantagem da blogosf3ra é pôr em comunicação indivíduos com afinidades da mais variada ordem. todos nós temos as nossas tribos. pessoalmente prefiro universos intimistas. pessoas que vivem com um pé na terra e usam o monitor como espelho de alice. artistas partilhando descomplexadamente a sua criatividade. mentes inquietas que ainda não desistiram de questionar o mundo e o homem. pessoas sem certezas absolutas.

a lusoblogosf3ra político-social está completamente contaminada com a questão do referendo que se avizinha. os blogs pelo sim, os blogs pelo não. a cada post, comentários acirrados, que dariam origem a cenas de bengalada, acaso estivéssemos na praça pública dos inícios do século passado. todos com certezas absolutas, convicções até às entranhas, como se a questão fosse linear. a palavra chave da pergunta, a despenalização, já quase desapareceu dos debates, ficaram apenas o sim e o não. e ainda falta quase um mês.

as tribos são transversais. dentro delas, não falamos todos a mesma língua, partilhamos a mesma linguagem.

Sem comentários: