domingo, janeiro 28, 2007

grand3s portugu3s3s

achei à partida o programa uma ideia disparatada. continuamos com aquele culto bacoco das personalidades, ainda não compreendemos que os grandes países se fazem com um grande povo, em que cada um se esforça por dar à sua comunidade o seu contributo para o "crescimento" do colectivo, em que cada um tenha orgulho da sua cultura, das suas realizações. não com meia dúzia de "grandes homens". sendo assim, não lhe liguei grande coisa, não votei, quase me esqueci da sua existência. depois saiu a lista dos 100 mais e anunciou-se nova votação entre os 10 mais, para eleger a excelsa e veneranda figura vencedora. bacoquices.
soube depois que o formato não era original, antes adaptado dum programa da b.b.c., "great britons". afinal a doença não era endémica, e sim pandémica, com edições em frança, e.u.a., alemanha, áfrica do sul, chile ou finlândia. churchill, de gaulle, adenauer ou reagan já haviam sido eleitos os maiores dos seus respectivos povos.
a nossa lista do top ten apresenta figuras incontornáveis e mais que esperadas. surpreendente pela positiva, a presença de aristides de sousa mendes. pela negativa, o velho bafiento que caiu da cadeira. disse-se à boca pequena que o antigo ditador teria ficado em primeiro lugar. a nova extrema-direita rejubilou, os blogs dos camisas negras publicaram enlevados posts e apelaram ao voto em massa dos fieis para que o seu herói ganhasse a estranha competição.
vasco pulido valente diz hoje no público que soube ontem que salazar vai à frente na votação, logo seguido por álvaro cunhal. fuga de informação? especulação? a votação só termina em março e o site do programa nada adianta. a ser verdade, saiu o tiro pela culatra aos inventores da coisa. mas apresenta sinais preocupantes sobre a saúde mental e política destas gentes à beira-mar pastando. é lícito concluir, como muito bem faz v.p.v., que este povo não se identifica com o regime democrático que temos e construimos, prefere antes grandes timoneiros que lhe indiquem a ferros o caminho a seguir, como pensar e o que fazer. é mais cómodo.
quero pensar que o resultado da votação se deve ao culto exacerbado que alguns espíritos atormentados e desviados prestam a estas personalidades. a única limitação na votação é que cada número de telefone só pode votar uma vez, um esquema facilmente manipulável por gente doentia que encare a votação como o seu grande desígnio.
ganhe quem ganhar, nada mudará. afinal é apenas um programa de televisão e os resultados não expressarão realidade alguma, a votação não é de modo nenhum representativa como amostra estatística. mas será uma vergonha se os fans do velho das botas conseguirem levá-lo em ombros até ao podium.

4 comentários:

Moisés Gaudêncio disse...

Subscrevo... não vale a pena dar muita importância a isto. Se o Salazar ganhar deêm-lhes a bicicleta... sempre podem peregrinar até Santa Comba... lá pela Beira 'tamos a precisar de turismo de qualidade e amigo do ambiente! :)

Maria Romeiras disse...

Não sabia a história do programa. Sabia da polémica. Enfim, todos temos as nossas muletas e as nossas palas. Pão e circo. Grandes portugueses são os que têm a coragem de mudar o que está errado e não ficar apáticos, à espera que lhes orientem a vida. Um abraço.

Maria Romeiras disse...

Por falar em acção... Dá uma visitinha a este projecto. Gostávamos de te convidar a participar. http://republicapopulardacultura.wordpress.com/

marta r disse...

O mais engraçado é «isto» passar numa estação pública de TV...