domingo, fevereiro 04, 2007

mulheres de leibowitz

os retratos que annie leibowitz fotografa são tudo menos banais. reconhecida como um dos melhores retratistas da actualidade, editou em 1999, em colaboração com a escritora susan sontag, o livro "women", uma visão da mulher actual, entre personagens famosas e anónimas. uma pequena parte desse trabalho encontra-se disponível aqui. algumas imagens para abrir o apetite:




missy giove, biker

gwyneth paltrow e blythe danner, actrizes

louise bourgeois, escultora

martina navratilova, tenista


vítima de violência doméstica

asabi romera e família, praticante da religião yoruba

4 comentários:

Cláudio disse...

Parece um pouco cliché eu dizer isto, mas parece-me que ela consegue captar qualquer coisa de indefinível do rosto dos retratados, algo que diz delas o que são ou que apontam para isso como pistas, mas que não consigo dizer bem o que é. Se calhar divago demasiado... :)

Maria Romeiras disse...

Boa escolha de imagens. Também boa menção a Sontag, grande teórica.

nelio disse...

a impressão que me fica é a de cumplicidade, à vontade. de alguma maneira ela consegue que os retratados sejam autênticos, se revelem.

Anónimo disse...

como podes continuar a trazer-me aos olhos aquilo em que eu não tinha reparado?
Que não faltem palavras que te ouçam nem olhos que te sintam o gosto.