sexta-feira, março 30, 2007

lesão frontal ventromediana


tinha eu acabado de escrever, em comentário noutro blog, que não valia a pena fazer muito barulho à volta da vitória do "inominável" no último reality-show da r.t.p., era deixar morrer o assunto, e deparo-me com este cartaz, que deve corresponder ao execrável outdoor a que já tinha ouvido vagas referências, e pensei: os gajos estão mesmo a por as garras de fora. não pensei que o movimento pendular da história fosse tão rápido e que a memória fosse tão curta. talvez a extrema-direita portuguesa esteja mesmo com apetites de poder e a perder a vergonha e a reinvidicar exposição pública. em nome das regras democráticas e do princípio da liberdade de expressão, isto deverá ser tolerado, mas a principal fraqueza da democracia em sentido lato é que dá espaço para que os seus inimigos cresçam no seu seio, os exemplos a nível mundial são inúmeros. um problema insolúvel, pois a negação da liberdade de expressão fere de morte, à partida, a própria democracia. resta a confiança num povo esclarecido,que já se provou que não somos, numa cultura de vivência democrática interventiva e activa que já se provou que não temos também. fico preocupado.

fico preocupado quando se veiculam estas mensagens que vão contra o mais básico dos bons-sensos. imagino a humilhação que qualquer imigrante (que trabalha neste país e que contribui mais para a economia nacional do que estes betinhos engravatados, como o da foto), sente ao se deparar com isto em tamanho gigante. fico preocupado também com o texto que acompanha o cartaz no site do partido. quem quiser dar-se ao trabalho, vá lá e veja com os seus próprios olhos defender-se que só é português quem tiver pai e mãe portuguesa, que se acabem as políticas do reagrupamento familiar, que estudantes estrangeiros devem voltar ao seu país de origem mal terminem os estudos e que se termine com a livre circulação de pessoas e bens dentro da europa.

lembro-me, a propósito, do recente artigo de antónio damásio na "nature" em que se comprova que os doentes cujo córtex frontal ventromediano (zona do cérebro situada acima dos olhos) está lesado têm geralmente menores reacções emocionais de dimensão social (compaixão, vergonha, culpabilidade, empatia) sem que a sua inteligência e a sua lógica sejam afectadas. damásio vai mais longe ao afirmar que os déspotas têm lesões no seu sistema emocional. isso já eu sabia, mas dito por damásio tem outro peso. resta-me concluir, e com desprezo, que o beto tem as supramencionadas lesões.

3 comentários:

astuto disse...

É triste, muito triste, que existam pessoas que não conseguem compreeder que somos todos iguais e com direito às mesmas oportunidades...

Anónimo disse...

Este cartaz não está exposto no Canadá, esse pais desenvolvido com boa qualidade de vida ?

Betinhos, são aqueles em que o problema da imigração ilegal e a deliquencia não os afecta, por viverem em bairros xiques e os filhos andarem em escolas particulares, sem se misturarem.
Mas se por acaso construirem um bairro social, para desalojados, eram os primeiros a por a casa á venda.

Sejam benvindos todos os que trabalham.
Rua os que não trabalham e vêm aqui para roubar, enganar e viver á custa da segurança social.

Por causa desta condescendencia é que o fascismo está a crescer.

Se o fascismo está a crescer não é por mérito dos fascistas, é por mérito dos hipócritas de esquerda.

Anónimo disse...

mig, não deixas de ter alguma razão, mas o outdoor não atinge apenas os ilegais e o pnr defende uma pureza de raça, que é falsa, nunca existiu, sempre fomos a mistura de quantos se lembraram de vir por aí abaixo até esta penínsuka, e foram muitos. eu gosto da ideia de sangue novo a renovar a genética deste povo.

é lógico que certos fenómenos ligados à imigração têm que ser controlados e incorporados na sociedade portuguesa actual e não podemos dizer que os nossos dirigentes tenham sabido lidar com eles da melhor forma nos últimos anos.