sábado, abril 14, 2007

do inconformismo

.

.

“do que você precisa, acima de tudo, é de se não lembrar do que eu lhe disse; nunca pense por mim, pense sempre por você; fique certo de que mais valem todos os erros se forem cometidos segundo o que pensou e decidiu, do que todos os acertos se eles foram meus, não são seus. se o criador o tivesse querido juntar muito a mim não teríamos talvez dois corpos distintos ou duas cabeças também distintas. os meus conselhos devem servir para que você se lhes oponha. é possível que depois da oposição, venha a pensar o mesmo que eu; mas, nessa altura, já o pensamento lhe pertence. são meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim; porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.”

agostinho da silva

imagem, graffiti entre campolide e amoreiras

3 comentários:

astuto disse...

Agostinho da Silva, grande pensador. Há quem diga que este homem sozinho quase mudava o mundo. Um inconformado!

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Já pensaram que, se formos bons pais e bons professores, somos para os filhos e para os alunos sacos de treino de de oposição? É preciso que sejamos suficientemente fortes para entendermos que será esse o grande serviço que lhes prestamos: não vergar para que eles não aprendam o conformismo do não lutar.

nelio disse...

é uma boa perspectiva! muito real.