terça-feira, novembro 20, 2007

o cozinheiro, o patrão, a justiça e a burrice dela

por muito que me tente alienar da parvoeira geral com que o país anda entretido, este caso do despedimento do cozinheiro da cadeia de hotéis sana, com base na sua seropositividade para o h.i.v., é demasiado gritante. contra todos os pareceres médicos e de autoridades de saúde pública, os juízes portugueses, do alto da sua ignorância, decidiram dar razão a preconceitos abjectos sem qualquer suporte científico. com esta decisão e o seu impacto na comunicção social, não foi apenas um, mas vários os passos atrás que foram dados em matéria de luta contra a discriminação das pessoas infectadas com o h.i.v., mais um mau serviço prestado pela nossa justiça à nossa sociedade. para as mentes inquietas e cépticas que ainda tenham dúvidas, aconselho a leitura desta declaração do institute of food science and technology, maior autoridade europeia em segurança alimentar, que remete para recomendações do center for the diseases control, autoridade soberana nos estados unidos da américa em matéria de saúde pública. não é interessante o parágrafo que diz: "food handlers who carry HIV are not a threat to their workmates or to the products that they handle. they should not be restricted from working with foods or beverages or be restricted from using telephones, machinery, office equipment, toilets, showers, eating facilities or drinking fountains"? mas nada disto interessa aos nossos juízes...
para expressarmos o nosso desagrado em relação e este triste episódio, está a decorrer online uma petição sobre o assunto. eu já assinei.

7 comentários:

Anónimo disse...

como é que se chama a nossa profissão em inglês? Ou puseste em português?

nelio disse...

pode ser em português, os destinatários da petição são autoridades portuguesas. de resto, a indicação da profissão não é obrigatória.

Luís F. disse...

Nem vou comentar a situação do cozinheiro…
Vou já assinar a petição!
Prefiro fazer referência ao título do teu post pois remeteu-me para o fantástico filme do Peter Greenaway… e tenho de revê-lo!!!

nelio disse...

luís, a ideia era essa.

papagueno disse...

É triste ver há tanta gente ignorante neste país mais grave ainda por se tratarem de juízes.
Obrigado por divulgares a petição.
Um abraço

Anónimo disse...

esta coisa das petições deixa-me aqui com um quê na cabeça. Sinto-me meio hipócrita porque actualmente eu luto contra as injustiças com um click e já está. Também acho que se não houvesse petições eu também não estaria a lutar de outra maneira, lá isso é verdade...

nelio disse...

:)
nada como uma boa reflexão pragmática...