quinta-feira, novembro 08, 2007

und3rmusik #1 the köln concert

desde o início deste blog que a música tem tido lugar de destaque. já o referi aqui a propósito do dia mundial da música, não imagino a vida sem música, e a sua existência é, para mim, uma das quintessências da existência. no entanto, ela, a música, tem surgido aqui principalmente como acompanhante de imagens, paradas ou em movimento. raramente com o destaque que tem na minha vida. com este post dou início a uma série em que a música será, por si só, a essência. partilhar músicas, divulgá-las, recordá-las. como não quero obrigar ninguém a ouvir aquilo de que gosto, o arranque automático estará desligado, pelo que terão que accionar o dispositivo, com dois "clicks" no respectivo botão.

para início de hostilidades, um clássico. corria o ano de 1975, enquanto o rock progressivo e o glam-rock iniciavam a sua curva descendente e o punk não era mais do que um proto-movimento nos bairros operários dos arredores de londres, keith jarrett, já então um respeitadíssimo pianista de jazz, gravava em colónia um concerto a solo que ficaria para a história da música. não se pode dizer que é jazz, é apenas música. o disco resultante dessa gravação, simplesmente intitulado "the köln concert", é uma obra prima de sensibilidade, técnica e capacidade de improvisação. quando o descobri, já lá vão mais de vinte anos, foi amor à primeira vista. a gravação em cassete que fiz gastou-se, e quando tive dinheiro para comprar o vinil, toquei-o até à exaustão. o som tem uma pureza impressionante e ouvi-lo em formato digital, sem os irritantes estalidos que sempre acabam por contaminar o vinil, um prazer redobrado. o excerto escolhido, é o único compatível com a difusão por este meio, porque a obra é composta principalmente por longas peças em que os temas se vão desenvolvendo e interligando lentamente. um disco indispensável para qualquer melómano, é favor "clicar", logo aí abaixo.





.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ah, eu tenho, eu tenho, no meu iPod!!!!