domingo, janeiro 20, 2008

e você? já tem o seu certificado de qualidade?

genial luís afonso no público de hoje. no cartaz pode ler-se "atenção cidadãos: devem certificar-se que estão dentro dos parâmetros standard antes de se submeterem ao controlo de qualidade. não nos responsabilizamos por eventuais danos físicos ou psicológicos". é assim que o sistema nos quer, todos direitinhos, perfilados, iguaizinhos, consumindo as mesmas coisas, obedientes e contentes. a esses, os cidadãos normalizados, o sistema recompensa, oferecendo-lhes uma vida préprogramada e dando-lhes um certificado de qualidade. a massa amorfa que deve produzir sem questionar e consumir sem questionar também. em nome do santo crescimento da economia (que é como quem diz, do crescimento dos ganhos dos donos do dinheiro). da defesa dos tradicionais valores ocidentais: liberdade (para consumir), igualdade (no consumo), fraternidade (todos de mãos dadas a consumir). os outros, os não normalizados, ficam por sua própria conta e risco, à margem, logicamente. lesões físicas ou psicológicas? paciência, tivessem aceitado a normalização.

4 comentários:

Anónimo disse...

Quando era estudante universitária, lembro-me de ver um filme dos Pink-Floyd, onde ouvi pela primeira vez "we don´t need no education, we don´t need no out control ...". A verdade foi que, depois disso deixei de estudar da forma afincada com que andava a estudar e decidí reprovar o meu primeiro ano, experiência da qual não me arrependo . Hoje pergunto-me se ao sentir-me um cidadão normalizado, não irei perder o meu trabalho e algumas regalias conquistadas ao querer afirmar a minha diferença.

Anónimo disse...

admirável mundo novo

marta r disse...

Contra a normalidade, marchar, marchar!!!

Luís F. disse...

Eu faço por não entrar nessa linha de montagem…