quinta-feira, janeiro 24, 2008

und3rmúsica #7 o homem das cidades

há muito tempo que eu queria postar isto aqui. por várias razões. primeiro, porque gosto muito, depois porque publicar pessoa no blog projecta assim uma imagem a modos que bué intelectual, finalmente, porque o projecto wordsong é das coisas mais interessantes que se fazem por cá. depois de abordarem a poesia de al berto num primeiro trabalho, lançaram-se na aventura de adaptar pessoa (o fernando e a sua desmultiplicação caleidoscópica) ao formato canção/música. o resultado é uma mistura de música e palavras que se aproxima bastante do casamento perfeito, editado no álbum pessoa de 2006. o homem das cidades foi adaptado do guardador de rebanhos de alberto caeiro. gosto particularmente destas palavras.




a nossa alma e o céu...


ontem à tarde um homem das cidades falava à porta da estalagem.
falava comigo também
falava da justiça e da luta para haver justiça
e dos operários que sofrem.
e do trabalho constante e dos que têm fome,
e dos ricos, que só têm costas para isso


e, olhando para mim viu-me lágrimas nos olhos
e sorriu com agrado, julgando que eu sentia
o ódio que ele sentia e a compaixão
que ele dizia que sentia


mas eu mal o estava ouvindo
que me importam a mim os homens
e o que sofrem ou supõem que sofrem?
todo o mal do mundo vem de nos importarmos uns com os outros,


quer para fazer bem quer para fazer mal.
a nossa alma e o céu e a terra bastam-nos.
querer mais é isto perder e infeliz ser


se às vezes eu digo que as flores sorriem
e se eu disser que os rios cantam
não é porque eu julgue que há sorrisos nas flores
e cantos no correr dos rios...
é porque assim faço mais sentir aos homens falsos
a existência verdadeiramente real das flores e dos rios

3 comentários:

marta r disse...

Objectivo duplamente atingido: projectas uma imagem 'bué intelectual' e apresentas um casamento (mesmo)prefeito.

Anónimo disse...

muito muito bonito!

Maria Romeiras disse...

Boas partilhas... obrigado.