sexta-feira, março 21, 2008

fascinante

como não sou professor, nem de facto nem de bancada, nesta história da professora, da miúda histérica e do seu telemóvel, que hoje (ontem) dominou grande parte da blogosfera e dos telejornais, há outros aspectos que me interessam. o primeiro é a maneira como o fenómeno se difundiu. primeiro o vídeo foi exposto no youtube pelo colega da histérica que filmou os acontecimentos, depois alguns autores de blogs pegaram no assunto, avisados por e-mail, depois as páginas online dos orgãos de comunicação social, e só no fim as televisões. um circuito cada vez mais frequente, a provar o imenso poder destes dois novos (?) canais de difusão: youtube e blogosfera. o segundo aspecto que me interessa, pelo menos ao sociólogo de bancada que habita em mim, é a enorme quantidade de comentários que os posts sobre o assunto, e as notícia nos sites dos orgãos de comunicação social, geraram. toda a gente teve uma opinião sobre o assunto, toda a gente soube como é que a situação se resolveria, quais os culpados e quais as causas profundas do acontecido. menos eu, que gosto de continuar a cultivar a humildade. em menos de 24 horas, este povo produziu vários milhares de opiniões. a análise detalhada desses comentários, daria uma excelente tese de doutoramento. em sociologia. terceiro aspecto, o vídeo original foi retirado do youtube a meio da tarde pelo aluno que o havia exposto, provavelmente por se ter apercebido do enorme impacto negativo que o fenómeno estava a ter. tarde demais. as imagens já estavam no domínio público e poucos minutos depois já o vídeo estava reposto em pelo menos 10 localizações do youtube, nos videos sapo e em várias páginas dos media. o que prova que uma vez exposta uma imagem na rede, ela se torna virtualmente inapagável. admirável e fascinante mundo novo.

3 comentários:

Anónimo disse...

a mim, o que me impressionou, foi a agressividade presente, o riso dos colegas perante a situação, ninguém ter tentado parar aquele momento... deu-me vontade de chorar!

nelio disse...

é impressionante, de facto. não me quis debruçar sobre esses aspectos, porque há por aí imensos posts que os referem. mais reprovável do que o ataque de histerismo da bobalhona será a atitude dos colegas, concordo contigo. passou mais ou menos minuto e meio antes que alguém interferisse. e o gajito que filmou tudo (com o seu telemóvel, presume-se) é tão bronco ou mais do que a mimalhona. quem convive com professores sabe que este não é um caso isolado. a diferença é que este foi filmado e exposto. os professores sentem-se cansados e sós. não sentem apoio nem do ministério, nem dos pais, nem da sociedade em geral e, por vezes, nem da própria estrutura escolar.

reb disse...

Sou professora. Situações como a que se vê no video são recorrentes na escola de hoje. Se fosse comigo, não me atrevia a tirar o tlm à rapariga, sabem porquê? Sabia que se iria gerar uma situação que me fugiria do controle...
Grande parte dos alunos que hoje frequentam a escola pública não têm quaisquer valores, não foram educados pelos pais nem pela sociedade, e acham-se com todos os direitos e com poucos deveres. Desconhecem o respeito. Só conhecem o medo físico. Os profs não batem ou sujeitar-se-iam a um processo disciplinar.
A professora que se vê no video não é uma jovenzinha inexperiente, é uma senhora que, certamente, tem dado muito de si nesta profissão. Foi humilhada perante vândalos e resta-lhe engolir em seco e continuar a acreditar que vale a pena investir nos alunos.
O rapaz que filmou ( sabiam que é moda, nas escolas, filmar todas as cenas de violência que por lá se passam e enviá-las para os amigos?) sem o saber, prestou um serviço aos professores: finalmente, os que o viram, puderam apreciar o que se passa dentro das salas de aula, e engolir alguns dos seus comentários ofensivos sobre os "baldas" dos profs.
Gostaria de perguntar à nossa ministra-sinistra como avaliaria a prof. do video? É que, para ela e para seus cães de fila, nunca são os alunos que prevaricam, mas sim os professores que não os sabem motivar...