rábula do dia 26 de abril de 2018
liberdade, pois, mas as nossas sociedades apresentam-nos agora desafios que não se colocavam em 1974. aos poucos vamos trocando a liberdade pela segurança. com o advento do trusted computing, que algumas empresas de informática se preparam para introduzir no mercado daqui a 2 ou 3 anos, e com o cruzamento das bases de dados, não me parece que esta rábula, que recebi por e-mail, seja de todo impossível daqui a 10 anos. novos desafios para quem acredita na liberdade como valor a defender.
- telefonista: telepizza, boa noite!
- cliente: boa noite, quero encomendar pizzas...
- telefonista: pode dar-me o seu n.i.n.?
- cliente: sim, o meu número de identificação nacional é o 6102 1993 8456 5463 2107.
- telefonista: obrigada, sr. lacerda. o seu endereço é na avenida paes de barros, 19, apartamento 11, e o número do seu telefone é o 21549 4236, certo? o telefone do seu escritório na liberty seguros, é o 21 574 52 30 e o seu telemóvel é o 96 266 25 66, correcto?
- cliente: como é que conseguiu todas essas informações?
- telefonista: porque estamos ligados em rede ao grande sistema central.
- cliente: ah, pois, é verdade! quero encomendar duas pizzas: uma quatro queijos e outra calabresa...
- telefonista: talvez não seja boa ideia...
- cliente: o quê...?
- telefonista: consta na sua ficha médica que o senhor sofre de hipertensão, diabetes e tem a taxa de colesterol muito alta. além disso, o seu seguro de vida proíbe categoricamente escolhas perigosas para a saúde.
- cliente: claro! tem razão! o que é que sugere?
- telefonista: por que é que não experimenta a nossa pizza superlight, com tofu e rabanetes? o senhor vai adorar!
- cliente: como é que sabe que vou adorar?
- telefonista: o senhor consultou a página 'receitas gulosas com soja' da biblioteca municipal, no dia 15 de janeiro, às 14:27 e permaneceu ligado à rede durante 39 minutos. daí a minha sugestão...
- cliente: ok, está bem! mande-me então duas pizzas tamanho familiar!
- telefonista: é a escolha certa para o senhor, a sua esposa e os vossos quatro filhos, pode ter a certeza.
- cliente: quanto é?
- telefonista: são 49,99.
- cliente: quer o número do meu cartão de crédito?
- telefonista: lamento, mas o senhor vai ter que pagar em dinheiro. o limite do seu cartão de crédito foi ultrapassado.
- cliente: tudo bem. posso ir ao multibanco levantar dinheiro antes que cheguem as pizzas.
- telefonista: duvido que consiga. a sua conta à ordem está com o saldo negativo.
- cliente: meta-se na sua vida! mande-me as pizzas que eu arranjo o dinheiro. quando é que entregam?
- telefonista: estamos um pouco atrasados. serão entregues em 45 minutos. se estiver com muita pressa pode vir buscá-las, se bem que transportar duas pizzas na sua moto não seja lá muito aconselhável. além de ser perigoso...
- cliente: mas que história é essa? como é que sabe que eu vou de moto?
- telefonista: peço desculpa, mas reparei aqui que não pagou as últimas prestações do carro e ele foi penhorado. mas a sua moto está paga e então pensei que fosse utilizá-la.
- cliente: chiça.......!!!!!!!!!
- telefonista: gostaria de pedir-lhe para não ser mal educado... não se esqueça de que já foi condenado em Julho de 2006 por desacato em público a um agente da autoridade.
- cliente: (silêncio).
- telefonista: mais alguma coisa?
- cliente: não. é só isso... não. espere... não se esqueça dos 2 litros de coca-cola que constam na promoção.
- telefonista: lamento, mas o regulamento da nossa promoção, conforme citado no artigo 095423/12, proíbe a venda de bebidas com açúcar a pessoas diabéticas...
- cliente: aaaaaaaahhhhhhhh!!!!!!!!!!! vou atirar-me pela janela!!!!!
- telefonista: (ri-se) e torcer um pé? não se esqueça que o senhor mora no rés-do-chão...!
1 comentário:
Já só falta mesmo a telefonista chamar a atençao do cliente para não tirar macacos do nariz ao mesmo tempo que fala com ela e para quando for a porta se vestir convenientemente..
:)
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