quarta-feira, maio 14, 2008

cinco éfes

na segunda foi o dia do futebol, com o anúncio dos seleccionados. na terça o dia de fátima e dos milhares de peregrinos. hoje deveria ter sido o dia do fado, para se cumprirem os 3 éfes fatídicos que defeniram (definem?) portugal. mas em vez disso, apanhámos com um quarto éfe, de fumo. sua excelência o primeiro ministro foi apanhado a fumar no voo lisboa-caracas. ó escandaleira, aqui d'el rei! a polémica estalou, as televisões dedicam reportagens alargadas ao assunto, os jornalistas entram em ebulição frenética, todos os jornais online escrevem sobre o assunto, os comentários do povo são às centenas. é bom viver num paísinho sem problemas, com muitos gigas de memória ram disponíveis para se dedicar de imediato a assunto tão premente. para rematar a questão, o ilustre fumador, que tinha conseguido o meu respeito ao revelar um lado rebelde e prevaricador, pede desculpa e anuncia que deixou de fumar. estragou tudo. cá pra mim, o que ele devia ter feito era ter utilizado um quinto éfe e ter mandado esta gentinha toda ir-se foder.

14 comentários:

João Gaspar disse...

nem mais. era mandar foder os pseudomoralistas.

mas há eleições para ganhar e o gajo acobardou-se.

Luís F. disse...

eh eh eh

excelente, nelio!!!

Nem mais!

reb disse...

pela minha parte, que sou fumadora mas não ouso acender um cigarro em nenhum local que não seja a minha casa ou a rua, acho que quem impõe regras moralistas, tem mesmo é que dar o exemplo...

Anónimo disse...

reb, as regras da lei do tabaco não são moralistas, são mais de saúde pública. quanto ao nosso primeiro, quanto muito, se ele violou a lei, o que não é assim tão claro, paga a multa e pronto. agora este circo todo, no dia em que o cartel das gasolineiras aumentou arbitrariamente o preço dos combustíveis, é demasiado absurdo. se fizeres uma pesquisa no google com "socrates a fumar", encontras mais de 200 entradas. já se fizeres com "aumento dos combustíveis", nem chega a 50. a mim entristece-me que um gajo, seja ele quem for, a fumar seja mais importante do que o roubo do aumento dos combustíveis.

idadedapedra disse...

isto é uma questão de cá se fazem cá se pagam... os gajos, os do governo, andam para aí numa de moralização e rigor há que tempos... ao mesmo tempo que o vão aumentando os preços de tudo e mais um par de botas e sugam o dinheiro mesmo de quem ganha pouco. Atão, neste contexto, estavam à espera de quê? Que lhes dissessem, vocês são boa gente, a gente desculpa que tenham fumado? Porque é que os havemos de desculpar a eles se eles não nos desculpam nadica?
Se exiegm, têm que cumprir também, kisto da moral é pra todos!

reb disse...

É exactamente essa a questão. O rigor é tanto, a exigencia e intolerañcia são tais, que parece que estamos sempre a cometer grandes pecados. Ora, tal exigencia só é tolerável se os que a legislam forem uns exemplos de virtudes.
E, como diz a IP, a malta está farta deste hiper-controle, desta hiper-governação e hiper-legislação e não lhes perdoa nada!!!

nelio disse...

estamos a chegar a um ponto polémico nesta conversa. o que vocês chama de hipergovernação, hipercontrole, eu acho que ainda é pouco. este povo precisa mesmo de moralização. se não são cívicos naturalmente, terão que o ser à força. ainda há por aí muito prevaricador, muito abusados que se vai saindo bem apesar da legislação. gente que nunca fez mais nada na vida a não ser estudar os buracos da lei e aproveitar-se deles. a fuga aos impostos continua em alta, os abusos dos funcionários públicos continuam em alta, as falsas baixas médicas continuam em alta, gente a trabalhar num segundo emprego enquanto está de baixa noutro também há por aí. muita gente continua a achar que tem apenas direitos e népia de deveres. eu queria-vos ver no governo, a ver como se comportavam, se continuavam a pensar da mesma maneira... :)

idadedapedra disse...

ah, mas eu nunca me candidataria nem a directora dum serviço :)

reb disse...

as cadeias estão cheias de pessoas que fizeram pequenos furtos. Como há dias dizia o procurador geral, chegou a encontrar um indivíduo preso por ter viajado de autocarro sem bilhete. O ano passado, soubemos do caso de uma idosa multada em 3oo euros por ter roubado um creme que valia pouco mais de 1 euro...
Conheces alguma pessoa "importante" na cadeia?
Sabes que há quem arrecade grandes fortunas sem pagar impostos. Lembras-te do recente caso do filho do jardim gonçalves?

é assim mesmo, os políticos precisam dos empresários, dos banqueiros.....E estes podem sempre pagar a grandes advogados, não é?

as injustiças passam por aí..

nelio disse...

plenamente de acordo, reb. aliás, hoje em dia o poder das grandes empresas é muito maior do que o dos estados. eu sei que todos gostavamos de ter um mundo perfeito, mas só conseguimos este mundinho pré-feito...

idadedapedra disse...

se eu mandasse... ora aqui está um belo tema para uma dispersão :)
Se eu mandasse punha os médicos todos na ordem... começava por aí :)

idadedapedra disse...

e aparecia morta no dia seguinte com uma injecção de cloreto de potássio :)

idadedapedra disse...

na ordem mas não é na dos médicos :)

nelio disse...

cloreto de potássio, não, que deixa vestígios. uma embolia gasosa era mais eficaz... :D