terça-feira, novembro 28, 2006

tenho um irmão

tenho um irmão com quem partilhei a infância, pouco mais de dois anos a separar-nos, ele à frente, eu atrás. partilhei espaços, afectos, brincadeiras, partilhei quedas, bicicletas, triciclos, piões, bonecos, carros, e tudo o mais.
tenho um irmão com quem partilhei a adolescência, o crescermos, as confidências, partilhei músicas, desenhos, livros, ideias, amigos, mágoas, segredos. partilhei embriagezes várias, aventuras de rapazes, noites de lua cheia, fogueiras, utopias.
tenho um irmão com quem cresci e me fiz homem. com quem rumei à grande capital para continuar a estudar, num tempo em que em faro outras hipóteses não se punham para quem se queria continuar a formar.
tenho um irmão que se perdeu pela vida, de tudo desistiu, às vezes penso que de si próprio. várias vezes tentou, várias vezes se magoou e não soube lamber as feridas.
tenho um irmão que se deixou dominar pelos medos e inseguranças, que não conseguiu lidar com a frieza e a formatação social, que construiu muros e casulos.
tenho um irmão que não está louco, louco está o mundo dos homens que desperdiça quem sente de uma maneira diferente, para quem a vida não tem sentido se não for o amor a dominar.
tenho um irmão que se perdeu, em sonhos e teorias, em esoterismos e magias.
tenho um irmão que não consegue, lidar com a dor que o mundo transporta, com a agonia e a maldade, com a vaidade, com a intolerância. tenho um irmão que é diferente.
tenho um irmão que amo com aquele amor de irmãos, que me conhece e me desconhece, que sempre ali esteve, que já estava quando eu cheguei.
tenho um irmão que hoje completa, outra viagem cósmica em torno do sol, e ainda ontem me escrevia "diz o saber antigo, antes da alvorada vem o momento mais escuro da noite. sem o momento mais escuro, não é possível a alvorada... ou, só quem cai aprende a levantar-se..." ao que eu hoje, entre as pingas da chuva respondia "bom dia. caímos e levantamo-nos, voltamos a cair e a levantar. é essa a nossa condição de bichinhos à mercê das leis da natureza. da nossa natureza. como diz a laurie anderson, walking and falling at the same time. parabéns por estes 47 anos de walking and falling."
tenho um irmão. ponto.

7 comentários:

Anónimo disse...

Olá Nelito:
Gostei muito muito deste teu texto. Eu dantes achava que um dia isto havia de ser mais fácil, que passaria a ser mais walking do que falling... Mas qual quê, nada disso.
E no entanto isto é bonito, exceptuando o mundo criado pelos humanos, tudo o resto é tão lindo!
Não assino, quero ver se descobres quem sou :)
Beijos grandes

Anónimo disse...

Texto bonito...! O irmão deve estar orgulhoso por ser 'o irmão'.

nelio disse...

dear anonymous: tenho um feeling de que és a maria da graça... :p acertei???

Anónimo disse...

espertinho o gajo... Mas como descobriste? Boa!

nelio disse...

foi um feeling. afinal conheço-te há tantos anos... além de que não há muita gente que me trate por nelito...

xtatic disse...

de um nelito para outro:

vejo muitos irmãos muito menos "diferentes" a partilhar muito menos coisas do que vocês.
que bom o texto e o exemplo.
abraço de um novo leitor
xtatic

Anónimo disse...

este post deixou-me de rastos e por motivos que não posso confessar aqui em ecran gigante...doeu mesmo, coincidências