terça-feira, março 20, 2007

santiago calatrava #1

um nome incontornável na arquitectura contemporânea. ouvi pela primeira vez o seu nome em barcelona a propósito da impressionante estrutura que é a torre de telecomunicações de montjuic, também conhecida por torre telefonica, fixei-o depois como projectista da estação do oriente, e desde aí sigo atentamente o seu percurso. a dupla formação como arquitecto e engenheiro, aliada a uma criatividade ímpar, impuseram-no como criador de edifícios emblemáticos, desafiador de estruturas, com lugar de destaque já marcado, quando se fizer a história da arquitectura do início do século 21. usa criteriosamente o betão, o aço e o vidro, que se tornam os instrumentos que dão corpo à sua imaginação profícua. valenciano, não esconde a sua admiração pelo mestre catalão antoni gaudi. fez nome concorrendo a concursos promovidos por entidades públicas e privadas um pouco por todo o mundo, sendo hoje um dos nomes mais procurados na sua área. tem a particularidade de ser também escultor e de alguns dos seus edifícios serem criados a partir de esculturas ou desenhos de figuras humanas, como é o caso da torre de montjuic, criada a partir do desenho de uma figura ajoelhada fazendo uma oferenda. este era para ser uma post único, mas dada a quantidade de edifícios avassaladores, tive que repartir por vários. mesmo assim, alguns ficam de fora, ficam apenas os incontornáveis. para hoje, o período até 1998, ano de conclusão da estação do oriente. o site do arquitecto é de um bom gosto irreprensível. não poupo nos elogios, sou fã.
.
.
torre telefonica, barcelona, 1992


allen lambert galleria, bce place, toronto, 1992




gare de lyon, lyon, 1996




gare do oriente, lisboa, 1998



3 comentários:

astuto disse...

Esse homem é um "monstro" da arquitectura.

Esteve em Barcelos, há alguns anos, fez o projecto para uma nova ponte sobre o Cávado; ponte que seria belíssima, com tabuleiros desnivelados e com pistas para bicicletas e com um jardim a fazer de separador. O projecto morreu nas gavetas da Câmara por falta de dinheiro para execução da obra. Uma pena! Agora, por brincadeira dizemos que "só lá para 2050 será inaugurada a ponte Calatrava!"

A gare do oriente é fantástica!

Cumprimentos.

Anónimo disse...

desconhecia por completo esta história da ponte sobre o cávado. é uma pena! espero que um dia a construam.

astuto disse...

Isso é motivo de chacota por cá! Porque na campanha eleitoral de 2001 (!!) o partido do poder (PSD) espalhou cartazes por toda a cidade: "Fazemos obra". Entre as imagens dos cartazes aparecia uma imagem virtual da ponte (bonita, diga-se!) mas até hoje nada avançou... Já se passou outra campanha mas o poder não voltou a falar na ponte... A oposição aproveita, nas assembleias, para mandar umas farpas: "vocês fazem obra sim senhor, só estamos aqui porque viemos pela Ponte Calatrava, senão não chegávamos cá!"

Cumprimentos.