sábado, maio 05, 2007

santiago calatrava #4

este é o último post, por agora, dedicado ao arquitecto valenciano. por agora, porque em curso estão várias obras, da qual a mais emblemática será a estação intermodal no ground zero novaiorquino. as intervenções de calatrava na cidade olímpica de atenas incluiram a nova cobertura do estádio e a construção de mais um ou outro equipamento, mas apenas deixo uma foto da ágora, porque e a que mais se destaca pela sua beleza. a sundial bridge, em redding, figura aqui como exemplo das pontes de calatrava, que lhe garantiram o sustento nos primeiros tempos de carreira. já a biblioteca da faculdade de direito em zurique é dos poucos projectos de remodelação de um edifício antigo. mantendo apenas as paredes exteriores, calatrava reformulou todo o "miolo" do edifício e o resultado é de uma beleza e sobriedade notórias. finalmente o turning torso em malmö, é mais uma das obras emblemáticas e um desafio à engenharia. um arranha-céus que vai rodando à medida que sobe, com um ângulo de 90º entre o primeiro e o último piso.
.
ágora, cidade olímpica de atenas, grécia, 2004

sundial bridge, redding, california, e.u.a., 2004



biblioteca da faculdade de direito, universidade de zurique, suiça, 2004






turning torso, malmo, suécia, 2005





.

2 comentários:

Anónimo disse...

lindíssimo. Sabes o que me ocorre perguntar? _Como circula o ar natural nestes edifícios? como é refractada a luz do sol para as zonas de leitura desta biblioteca? Quanto tráfego foi acrescentado pela facilidade de circulação que esta ponte oferece? Quantos terrenos se terão tornado de agrícolas em urbanos por essa facilitação do transporte individual? Não tenho respostas mas gosto de acreditar que estruturas tão belas e engenhosas têm a resolução desses aspectos principais como O ponto de partida. Verificaste isso? Eu não. Contudo, se a eficácia energética e o impacto das construções não tiver sido o ponto de partida, a beleza torna-se assustadoramente pérfida. A versão arquitectónica do Retrato de Dorian Grey. O Degelo do Ártico tem causas.
É lindíssimo, em todo o caso.

nelio disse...

não te sei responder a essas perguntas, apenas sei que a ponte é pedestre, portanto não houve esse impacto de aumento de circulação automóvel.