quinta-feira, junho 07, 2007

forma e conteúdo

embora os meus olhos sejam
os mais pequenos do mundo
o que importa é que eles vejam
o que os homens são no fundo
.
antónio aleixo
.
antónio aleixo mal sabia ler e escrever, mas isso não o impediu de ter uma visão crítica dos homens e do mundo. vivemos numa sociedade que confunde frequentemente formação académica com sabedoria e inteligência. é verdade que ler, estudar, a própria vida académica com toda a riqueza de vivências que proporciona, estimulam os neurónios, mas saber ultrapassar as exigências da formação secundária ou universitária não é de maneira nenhuma sinónimo de inteligência ou sabedoria. alguns dos meus melhores amigos, com quem consigo ter conversas verdadeiramente interessantes, não têm grande formação escolar. alguns dos meus colegas, com formação superior, são das pessoas menos cultas e menos sábias que conheço, no entanto em termos sociais consideram-se bem acima de quem não tem um curso universitário. nada disto me admira, numa sociedade que valoriza mais a forma do que o conteúdo. a cultura e a sabedoria nada têm a ver com o grau de formação académico. é algo que é inerente ao indivíduo, tem a ver com a capacidade de observação, de questionar, de pensar e chegar a conclusões próprias. tem a ver com a curiosidade, com o interesse por si próprio e por aquilo que nos rodeia. muitas pessoas nunca questionam, bebem a cartilha social por inteiro, de um só gole, como se fosse a única perspectiva possível. na verdade nada aprenderam, apenas decoraram. é que há uma diferença entre aprender e decorar. grande, muito grande.

11 comentários:

astuto disse...

Que ninguém julgue que sabe tudo... Eu quanto mais leio, mais acho que devo ler... Tenho tanto para aprender... O Aleixo é que sabia...

Nelio, sabes onde vai ser a próxima aparição da Senhora de Fátima? Não percas a entrevista!

http://homemmau.blogspot.com/2007/06/grande-entrevista-senhora-de-ftima.html#links

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Eu às vezes tenho vergonha de pertencer à ordem a que pertenço...

Anónimo disse...

OK.De acordo. Porém: todos os totalitarismos incentivaram a baixa escolaridade e, simultaneamente, enfatizaram a vertente tecnicizante do ensino-aprendizagem. Todos os toalitarismos disseram que a cultura/ciência não é para todos e em todos houve sempre níveis de exigência escolar aparentemente muito grandes ao mesmo tempo que nada lhes faz baixar as estísticas do analfabetismo ou da iliteracia.
Compreendo o que dizes mas apetece-me deixar dito que também todos devem ir à escola, a detestável escola, a pior solução para o fim para que foi criada à excepção de todas as outras. Assusta-me esta coisa agora das Novas Oportunidades a dizerem que se todos formos à escola ninguém terá que coser, aparar a relva, vender revistas ou arrumar salas de espectáculos. Como se A estilista, O mister ou A jornalista fossem o que são se não houvesse todos os outros. Se o criativo que fez aquela campanha e todos os que nela figuraram, todos os que a aprovaram até ao tipo que assinou o cheque que a pagou tivessem lido Brecht ainda que só aos quinze anos numa aula de Filosofia do Ensino Secundário, objecções sérias teriam sido erguidas.
Na face escura desta moeda está uma visão da escola pública e inclusiva como uma impossível utopia cor-de-rosa. Está a ideia reaccionária de que não existe uma escolaridade standard que não seja nem elitista nem imbecilizante. Está o pressuposto de que nem todos necessitam dessa escolaridade que se queria cultural, generalista e democratizadora da sociedade. Agora é ver os esfoços de inclusão a cairem como tordos em época de caça e os ditos maus alunos a serem "encaminhados" cada vez mais cedo para vias ditas profissionalizantes onde se está a gastar parte da rapadura dos euros da União Europeia e a arranjar tachinhos para os sobrinhos. Não era esta a minha militância de gerúndios. Estou habituada.

eskisito disse...

Eu comento este post como uma pequena historieta: no meu curso de Português/Inglês, no meu terceiro ano existiam colegas minhas de turma que confundiam He com She...
A prova de inteligência superior??? Já estão colocadas e eu ando a recibos verdes...

nelio disse...

maria goreti:
entendo os teus protestos. não é minha intenção minimizar a escola, o que eu quero dizer é que só a escola não chega. podes ler brecht na escola e até decorar as interpretações filosóficas de modo a teres boa nota no teste, sem teres realmente compreendido a mensagem que está contida no pensamento de brecht. estou no brecht porque foi o exemplo que deste. lembro-me dum professor, precisamente de filosofia, que me dava más notas nos testes, porque eu tinha uma postura crítica em relação ao que os grandes filósofos tinham dito. achava ele que eu não era ninguém para criticar o pensamento dos grandes filósofos. isto ao nível do secundário, mais precisamente no equivalente ao actual 11º ano. ora no ano anterior eu tinha tido um professor que estimulava o pensamento crítico e próprio e que queria que nós, além de debitarmos as ideias dos senhores grandes filosofos, acrescentássemos as nossas próprias ideias sobre o assunto. foi assim, ao transitar entre estes dois professores da mesma discipina e que queriam posturas completamente diferentes por parte dos alunos, que eu aprendi que se "albarda o burro à vontade do dono". o que de resto me foi bastante útil ao longo da universidade. claro que o professor que estimulava o pensamento crítico ficou na galeria dos meus mestres.

nelio disse...

eskisito: pois, que dizer? elas devem ter atributos e competências que tu não tens... ou então o país anda ao contrário.

Maria Romeiras disse...

Sintonia, sim. Fizeste-me pensar em António José Forte, Uma Faca nos Dentes, posso citar? "Não estar morto não quer dizer forçosamente que se esteja vivo, como não escrever não equivale sempre a ser analfabeto. Há mortos nas sepulturas muito mais presentes na vida do que se julga e gente que nunca escreveu uma linha que fez mais pela palavra que toda uma geração de escritores."

nelio disse...

maria, a citação do antónio josé forte remata muito bem aquilo que eu queria dizer. obrigado.

Maria Romeiras disse...

Com licença que te vou citar, sim? Tens posts de quem sabe realmente o que quer dizer. Felizmente. Uma nota marginal - não fosse eu uma habitante das margens por vocação - leste o expresso? Fiquei surpreendida com a análise terminólgica dos nossos político pelo Mário Crespo. Estou a trabalhar esse tema para a palavra "cego". Assembleia: escola de normalização de patologias como metáforas de insultos...

Daniel C. disse...

Também eu sou fã desse António Aleixo.
Lembro-me de ler o "este livro que vos deixo" quando tinha os meus 16 anos, e ficou-me impresso certa quadra que seria mais ou menos assim:

"Às vezes ao descrever
Os podres que o mundo tem,
Sinto que faço parte
Do mesmo podre também."

Ainda ontem estive a falar com um amigo meu sobre estes aspecto. O poder do marketing é precisamente vender ilusões ao preço da necessidade. Estudar, aprender alguma coisa, necessita de um carimbo oficial em cima para parecer que nos dá algum estatuto nesta sociedade, cada vez mais somos o que temos, e para ter é preciso ser uma massa informe moldada por um sistema normativo que nos formata para ter uma suposta vida preenchida. O que nos vendem agora é a ideia de que todos temos direito a uma vida luxuosa e cor de rosa.
Há dias estava a ler "Kafka à beira mar" de Murakami. A certa altura a personagem principal dialogava com o seu alterego sobre a necessidade da sua instrução formal para a vida cá fora. A sua resposta não poderia ser mais simples, ele simplesmente não precisava de nada do que aprendia na escola para sobreviver, mas que lhe seria bom aprender o máximo possível, para que depois mais tarde, com a experiência de vida pudesse filtrar aquilo que era ou não importante. Não acredito que a maioria de nós consiga ter essa "experiência de vida" capaz de filtrar o que aprendemos, como tu bem disseste "decoramos" sem "aprender", com a agravante do estatuto depender cada vez mais desse "decorar".
Para citar mais uma frase "ninguém é tão humilde que não possa ensinar, nem ninguém é tão sabedor que não possa aprender". A minha avó era analfabeta, 2 gerações depois eu tenho formação superior, ainda hoje penso que se ela estivesse viva eu teria muito pouco para lhe ensinar, mas gostaria imenso de aprender o muito que ela tinha para ensinar.
A mim chamavam-me, se eu deixasse e me importasse com isso, doutor, a ela Sra Conceição. E passaria por compreender "merecia" mais respeito por 17 anos de estudo do que uma vida toda de experiência o que é tragicamente irónico.

1 abraço

nelio disse...

daniel, sempre que intervens neste blog fico contente por te ter "descoberto" na blogosfera. raramente concordo com quase tudo o que uma pessoa diz, tu és uma dessas excepções. é bom descobrir estas sintonias.

um abraço