domingo, junho 17, 2007

poder criativo

nenhuma outra característica do bicho-homem me interessa tanto como o seu poder criativo. não será pois de admirar que os meus "heróis" e as minhas referências como ser humano tenham sido sempre artistas ou cientistas. interessa-me muito mais a história das ciências e das artes do que a perspectiva histórica geopolítica. não hesito nem um momento antes de afirmar que galileu ou leonardo da vinci, picasso ou parteur são figuras de muito maior relevo do que carlos v, napoleão, winston churchill ou de gaulle. leni riefenstahl muito maior do que hitler. da mesma maneira, fazer ritmos com bolas de basketball afigura-se-me muito mais interessante e importante do que presidir a uma assembleia geral das nações unidas ou à reunião do conselho de administração de uma grande multinacional. tenho o mais absoluto desprezo pelo exercício do poder e por quem faz dele um objectivo, um modo de vida. é o poder criativo que faz realmente a humanidade avançar.

5 comentários:

eskisito disse...

Lê o Homem Nu do Desmond Morris. É um retrato fabuloso sobre as nossas vivências comparadas com os animais, descobrindo-se que temos bem mais em comum.

eskisito disse...

Erro no nome do livro: O Macaco Nu. Tive de ir à estante.

Anónimo disse...

Sugestões de leitura: Breve História de Quase Tudo, para quem se interessa pela história das ciências, mas não leva a coisa muito a peito. Coisinha leve, mas muito bem escrita.
Quanto a acreditar que o Mundo Pula e Avança como Bola Colorida Nas Mãos de Uma Criança... Oh, meu amigo... Onde deixou a nave espacial estacionada? Há a possibilidade de se ter enganado no Planeta.

nelio disse...

eskisito, o desmond morris é uma das minhas referências. além dos livros, há um documentário intitulado "the human animal" que passou na nossa t.v. há uns bons anos e que tenho gravado e revejo de vez em quando.
1 abraço

nelio disse...

maria da piedade: nisso e no pai natal, aquele velhinho de barbas brancas que vive no polo norte e tem uma rena chamada rodolfo como amante....