sábado, julho 07, 2007

dix de der



quem deterá agora os direitos de publicação da obra de didier comès em portugal? as últimas edições conhecidas foram dadas à estampa pelas edições asa - "as lágrimas do tigre" e a reedição a cores do inesquecível "silence". se ainda são eles, então porque esperam para editar "dix de der", última obra do autor, publicada já no longínquo mês de outubro de 2006 na língua francesa original. para quem não conhece, didier comès foi uma das revelações da revista (à suivre), a melhor revista de banda desenhada que alguma vez existiu, afirmação esta não sujeita a discussão. "silêncio", a primeira obra de longo fôlego, irrompeu e conquistou os leitores, a história de um orfão, mudo, criado num mundo rural tacanho e cheio de misticismo. o onirismo e a maestria no domínio do preto e branco. dix de der anuncia-se como uma história sobre a inutilidade da guerra, cheia de humor negro, acção e introspecção. três fantasmas (um francês e um alemão mortos na guerra de 1914 e um alcoólico vítima de cirrose entre as duas guerras) são testemunhas da ofensiva alemã nas ardenas belgas em 1944. a maestria mantem-se e o apelo impõe-se: senhores editores (das edições asa, I presume), não se esqueçam desta obra.

3 comentários:

papagueno disse...

Com o fim da Meriberica muito boas séries poderão nunca mais ver uma edição em português. felizmente uma boa parte do catálogo da editora foi parar à Asa. O que isto teve de bom é que agora podemos encontrar álbuns da extinta editora a preço de saldo nas livrarias.
Um abraço de um amante de BD um pouquinho desactualizado.

Anónimo disse...

papagueno, a banda desenhada é um mundo, nunca se está nem astualizado nem desactualizado. também gosto de encontrar os saldos da meribérica.
abraço

Anónimo disse...

Oi Nélio,

Apesar de haver (quase) 3 anos de diferença do post original, não quero deixar de dizer que acabei de ler o 'Dix de Der' e é muito bom de facto. E eu sou também faccioso nalgumas coisas como p.e. o facto de Comès ser mestre no P/B, e as cores do 'Silêncio' não têm a mesma força (a edição que eu tenho é a primeira, da Bertrand :)

abç

cli.mojito@gmail.com