sexta-feira, julho 20, 2007

sobre a especialização

admiro profundamente as pessoas especializadas. em qualquer assunto. a começar pelas pessoas especializadas em futebol, que conseguem ter conversas do tipo lembras-te daquele golo em 1989 na 4ª jornada da liga (perdão, nessa altura era apenas a 1ª divisão). também admiro os especializados em cinema, que sabem de cor todos os filmes realizados pelo visconti ou pelo hitchcock, os especializados em literatura, em filosofia, em banda desenhada, música, jardinagem, política, por aí a fora. gosto principalmente daquele arquear de sobrolho e olhar reprovador quando confessamos que não, não nos lembramos daquele golo, não vimos aquele filme, nunca lemos o ulisses do joyce, não sabemos de cor nenhuma citação do nietzche, não sabemos a ordem cronológica da obra de hergé nem dos álbuns dos u2, não reconhecemos um pelargonium ou não nos lembramos de quantos cargos já ocupou o santana lopes. nesse momento estamos fora. a questão é que eu gosto de futebol, de cinema, gosto de ler, gosto de filosofia, adoro música e banda desenhada, gosto de jardinar e de política, mas nunca me consegui especializar. sei lá, a vida é tão diversificada, a actividade criativa do bicho-homem é tão vasta e as solicitações são tantas que, quando começo a mergulhar num universo, há logo outro que me fascina e que me impede de proceder à tal especialização.

3 comentários:

eskisito disse...

Eu sou um especialista em especialistas...topo-os à milha com a conversa de treta que costumam ter...

astuto disse...

E aqueles especialistas em assuntos militares, em sociologia, em criminologia, em política internacional que aparecem nos telejornais, que seca, não? Onde se tiram tais especializações? E, já agora, o Miguel Sousa Tavares é especialista em quê?

Eu só tirei uma especialidade, na tropa! Fui PE!

Cumprimentos!

PS: Já me fizeste rir hoje! Falaste no maisastuto que devia escrever o "Eu, Maximiliano"! E não é que adivinhaste, já o escrevi em Dezembro: http://maisastuto.blogspot.com/2006/12/eu-maximiliano.html

nelio disse...

eskisito, os meus preferidos actualmente são os especialistas em novas tendências. novas tendências da moda, novas tendências das artes plásticas, novas tendências do etc.

astuto, a maior parte deles especializou-se na autopromoção.

abraços