segunda-feira, julho 23, 2007

e depois ainda se queixam


com o país a entrar em férias e em plena silly season, convém chamar a atenção aos doentes da nacionalidade, principalmente àqueles que fizeram coro com o nosso nobel da literatura na sua antevisão de uma ibéria unificada sob a tutela tentacular de madrid, para os resultados de um estudo, divulgados hoje, que revela que os habitantes de 20 dos estados membros da u.e. têm menos férias do que os portugueses, incluindo os espanhóis. efectivamente, em média, os espanhóis estiveram no ano passado 34 dias sem trabalhar, entre férias e feriados, ao passo que nós, portugueses, estivemos 36,5. ficamos ainda a saber que nuestros hermanos trabalham, em média e por semana, mais 0,3 horas do que nós, o que fazendo as contas, dá um total de 1707,5 horas anuais de trabalho em portugal, contra 1740,2 em espanha. é só quase mais uma semana de trabalho. claro que não faltará quem defenda imediatamente que portugal se transforme num enclave sueco (43 dias sem trabalhar) ou alemão (40 dias) ou, quando muito, italiano (39 dias), para mantermos a nossa latinidade. para quem gosta destas coisas, relatório completo aqui.

2 comentários:

astuto disse...

Mas alguém duvida que o Portuga é calaceiro? A produtividade por algum motivo não sobe, é só paleio...

Quanto ao Saramago, alguém lhe tem de dizer que ele escreve bem, sim senhor, mas que em política é uma besta. Então depois de "sugerir" uma Ibéria una, não foi para a América Latina elogiar Hugo Chávez, um ditador?

Cumprimentos.

nelio disse...

caro astuto, não me parece que a produtividade tenha a ver com o número de horas de trabalho, mas sim com a qualidade dessas horas. se vires o relatório reparas que alemães, franceses, suecos, finlandeses, italianos, ingleses, noruegueses e dinamarqueses todos trabalham menos horas por ano do que nós. só que têm uma postura de produção enquanto estão no local de trabalho.