domingo, dezembro 30, 2007

se não os podes vencer, junta-te a eles #3

livros. nunca os leio quando eles são editados. na categoria "melhor livro lido em 2007" o prémio vai para a sombra do vento de carlos ruiz záfon. poucas vezes um romance deixou marcas tão fortes e proporcionou um tão verdadeiro deleite durante a leitura. já falei dele aqui.









na categoria "melhor releitura do ano", ganha com destaque os mares do sul de manuel vásquez montalbán. barcelona, sempre barcelona, desta vez pelo olhar do detective pepe carvalho, céptico, gastrónomo, que vai queimando paulatinamente a sua colecção de livros na lareira. uma bela recriação dos primeiros anos pós-franco como pano de fundo para uma investigação criminal. leve e profundo simultaneamente.







na categoria "melhor banda desenhada lida em 2007", o prémio vai para alguns meses em amélie de jean-claude denis, em boa altura publicado pelas edições asa. a história de uma escritor em crise pessoal e criativa, que redescobre o prazer de estar vivo ao seguir o percurso feito antes por um outro escritor, cujo livro descobre adormecido nas estantes da sua própria casa. denis assina uma obra profundamente humana, em que o destino brinca com as personagens, à semelhança do que faz na vida real. gosto de livros assim, quando se pode falar de literatura desenhada.

2 comentários:

Maria Romeiras disse...

A Sombra do Vento é lindíssimo. Ficam os outros como sugestões. Um ano novo muito feliz para ti, com muitas leituras boas e com muitos posts deste magnífico blog, que dá gosto conhecer e visitar.

Cometa 2000 disse...

não estou seguro mas tenho a impressão que foi um dos meus eleitos em 2006. muito bom.



"o prémio vai para a sombra do vento de carlos ruiz záfon"