quarta-feira, fevereiro 27, 2008

ratos e homens

"- o que eu digo não tem importância, entende? seja como for, você não se lembrará. muitas vezes vi isso... um homem que fala com outro e não se importa se o outro escuta ou compreende. a questão é falar, ou então ficar calado, sem falar. não há diferença, nenhuma diferença. (...) george pode dizer-lhe qualquer disparate, é o mesmo. o caso é falar. o caso é estar com outra pessoa. isso é tudo. (...) você tem george. sabe que ele voltará. mas imagine se não tivesse ninguém. imagine se não pudesse ir ao quarto dos peões jogar às cartas por ser negro. (...) imagine que tinha que ficar aqui sentado, a ler, a ler. os livros não servem. um homem precisa de alguém, alguém que esteja perto. ficamos como loucos quando não temos ninguém. (...) uma pessoa fica aqui sentada de noite, a ler livros, ou a pensar ou qualquer coisa assim... às vezes, ficamos a pensar e não temos ninguém que diga sim ou não. quando vemos alguma coisa, não sabemos se está certo ou errado. não podemos perguntar ao outro se viu também. não podemos falar. não temos com quem discutir. tenho visto muitas coisas aqui. e eu não estava bêbado. não sei se estava a dormir... se tivesse um companheiro comigo, ele podia dizer se eu estava a dormir e tudo ficava bem. mas não sei..."


ratos e homens de john steinbeck, publicado pela primeira vez em 1937, é um soco no estômago que se devora em pouco mais de uma hora. um fresco do realismo habitado por personagens consistentes, um texto cinematográfico de onde se desprendem sentimentos tão comuns como a amizade, a solidão e o ensejo de uma vida digna. há livros que não envelhecem com o passar dos anos e este é, certamente, um deles.

3 comentários:

marta r disse...

Não li.
Tenho um certo trauma com o Steinbeck depois de ter sido obrigada a estudá-lo doentiamente para uma disciplina do secundário.

nelio disse...

pois, esses traumas... tenho um parecido com o almeida garrett. no caso do steinbeck, acho que devias fazer "reset".

Maria Romeiras disse...

Steinbeck é geralmente um soco no estômago. E andamos todos a precisar de acordar (também os fotografados no post acima, lol). Um abraço.