simpsenigma
desenho: adam simpson, 2004. sem título. desconcertante, é um dos adjectivos que me ocorre quando olho para os desenhos deste artista gráfico. mensagens não lineares, piscares de olho à complexidade da natureza humana. parece-nos que entendemos a mensagem, mas não conseguimos traduzi-la integralmente por palavras. o site de adam simpson, onde cheguei via (non) 2, merece uma visita demorada. fico curioso de saber a vossa (tentativa de) interpretação do desenho acima.
8 comentários:
hum... pois é, desta vez há homens e mulheres, os pensamentos são cinzentos e eles estão tristes. O único colorido morreu!? Pode ser que não... pode ser que esteja sá a curtir os pensamentos em arco-íris :)PS: ainda não deu tempo de espreitar o site de adam simpson (estou trabalhando, hihihi)
pena não ter título, como o outro tinha
Alguém que, por ser diferente, (com vários pontos de vista – daí os diversos balões e talvez por isso não seja cinzento como todos os outros) deu-se mal e caiu da cadeira, digo eu…
Parece-me que o individuo que se atreveu a ter mais pensamentos (e ainda por cima todos coloridos)caíu da cadeira de tanto rir....
Ah, que giro! Desta vez os balões são quase todos cinzentos, mas em contrapartida as pessoas ( homens e mulheres) têm um ar mais despreocupado, menos tenso e não são todos iguais. Quanto ao tipo do balão cheio de balóezinhos e vestido às cores, acho que é um desadaptado daquele grupo, talvez seja um exibicionista, talvez queira que os outros reparem nele, ou então "está na sua" marimbando para os restantes :)
Mostra-nos mais dessa série! Apetece-me levar para as aulas e ver como os miúdos os intepretam ( em geral são mto perspicazes)
Cada uma das pessoas desta imagem exprime um estado de espírito diferente: uns pensam, outros olham, uns parecem discutir ( com as mãos levantadas)...mas nenhum sorri e todos os seus pensamentos são iguais: cinzentos. O senhor colorido de sonhos coloridos tb não sorri nem parece sentir-se bem: talvez tenha tentado ser diferente e tenha falhado na sua tentativa...e por isso caiu...
estamos todos sozinhos. Todos achamas os nossos pensamentos menos cinzentos que os dos outros. Todos achamos sermos os únicos a quem ter cores nos sonhos faz caír. estamos todos sozinhos. alguns,algumas vezes, somos infelizes por isso. Alguns tornamo-nos agressivos, outros maldosos, outros obsessivos, outros criativos, o motivo é sempre essa solidão irremediável. "É sempre assim que acontece: é à tua incopreensão que me dirijo sempre: se não fosse assim, não valia a pena" Margerite Duras, em O Homen Atlântico, citado de UMA memória com 25 anos.
ocorre-me dizer que todas as vossas (tentativas de) interpretação estão certas. e estão erradas também. tão certas e tão erradas como as nossas interpretações da vida, dos outros, do significado dos gestos dos outros. somos o colorido? é para ele que os nossos olhos olham, por ser diferente. no entanto é o único inoperacional, impossibilitado de agir. será? alguns dos outros estão enredados nos seus pensamentos cinzentos, aparentemente frios. mas não serão esses pensamentos essenciais à gestão da sobrevivência? tomar decisões, agir, implica descer ao concreto, ao real, sair do sonho. e se às vezes somos coloridos e outras nem por isso? e se o desenho se reportar apenas aos momentos em que nos é permitido ficarmos a sós com os nossos pensamentos? o colorido em evasão total dos problemas quotidianos enquanto os cinzentos não conseguem descentrar desses mesmos problemas? e se....
Enviar um comentário