domingo, março 30, 2008

simpsenigma


desenho: adam simpson, 2004. sem título. desconcertante, é um dos adjectivos que me ocorre quando olho para os desenhos deste artista gráfico. mensagens não lineares, piscares de olho à complexidade da natureza humana. parece-nos que entendemos a mensagem, mas não conseguimos traduzi-la integralmente por palavras. o site de adam simpson, onde cheguei via (non) 2, merece uma visita demorada. fico curioso de saber a vossa (tentativa de) interpretação do desenho acima.

8 comentários:

idadedapedra disse...

hum... pois é, desta vez há homens e mulheres, os pensamentos são cinzentos e eles estão tristes. O único colorido morreu!? Pode ser que não... pode ser que esteja sá a curtir os pensamentos em arco-íris :)PS: ainda não deu tempo de espreitar o site de adam simpson (estou trabalhando, hihihi)

idadedapedra disse...

pena não ter título, como o outro tinha

Luís F. disse...

Alguém que, por ser diferente, (com vários pontos de vista – daí os diversos balões e talvez por isso não seja cinzento como todos os outros) deu-se mal e caiu da cadeira, digo eu…

marta r disse...

Parece-me que o individuo que se atreveu a ter mais pensamentos (e ainda por cima todos coloridos)caíu da cadeira de tanto rir....

reb disse...

Ah, que giro! Desta vez os balões são quase todos cinzentos, mas em contrapartida as pessoas ( homens e mulheres) têm um ar mais despreocupado, menos tenso e não são todos iguais. Quanto ao tipo do balão cheio de balóezinhos e vestido às cores, acho que é um desadaptado daquele grupo, talvez seja um exibicionista, talvez queira que os outros reparem nele, ou então "está na sua" marimbando para os restantes :)
Mostra-nos mais dessa série! Apetece-me levar para as aulas e ver como os miúdos os intepretam ( em geral são mto perspicazes)

reb disse...

Cada uma das pessoas desta imagem exprime um estado de espírito diferente: uns pensam, outros olham, uns parecem discutir ( com as mãos levantadas)...mas nenhum sorri e todos os seus pensamentos são iguais: cinzentos. O senhor colorido de sonhos coloridos tb não sorri nem parece sentir-se bem: talvez tenha tentado ser diferente e tenha falhado na sua tentativa...e por isso caiu...

Anónimo disse...

estamos todos sozinhos. Todos achamas os nossos pensamentos menos cinzentos que os dos outros. Todos achamos sermos os únicos a quem ter cores nos sonhos faz caír. estamos todos sozinhos. alguns,algumas vezes, somos infelizes por isso. Alguns tornamo-nos agressivos, outros maldosos, outros obsessivos, outros criativos, o motivo é sempre essa solidão irremediável. "É sempre assim que acontece: é à tua incopreensão que me dirijo sempre: se não fosse assim, não valia a pena" Margerite Duras, em O Homen Atlântico, citado de UMA memória com 25 anos.

nelio disse...

ocorre-me dizer que todas as vossas (tentativas de) interpretação estão certas. e estão erradas também. tão certas e tão erradas como as nossas interpretações da vida, dos outros, do significado dos gestos dos outros. somos o colorido? é para ele que os nossos olhos olham, por ser diferente. no entanto é o único inoperacional, impossibilitado de agir. será? alguns dos outros estão enredados nos seus pensamentos cinzentos, aparentemente frios. mas não serão esses pensamentos essenciais à gestão da sobrevivência? tomar decisões, agir, implica descer ao concreto, ao real, sair do sonho. e se às vezes somos coloridos e outras nem por isso? e se o desenho se reportar apenas aos momentos em que nos é permitido ficarmos a sós com os nossos pensamentos? o colorido em evasão total dos problemas quotidianos enquanto os cinzentos não conseguem descentrar desses mesmos problemas? e se....