sábado, junho 07, 2008

futebol

a bola já rola nos relvados da suiça. finalmente. prometi a mim mesmo que não escreveria sobre o europeu, no und3rblog, enquanto ele não começasse. [por-tu-gal!, por-tu-gal!] a overdose nos media tem sido ridícula. até parece que o governo pagou a todos os orgãos de comunicação social para só falarem de futebol e da selecção. estou a imaginar uma carta, com a chancela do gabinete do primeiro ministro, a pedir (ou ordenar) que esqueçam a crise alimentar mundial, os preços dos combustíveis, as gaffes dos ministros, os problemas laborais e outros que tais. o mundo ficou reduzido a uma bola cheia de ar que circula de pé em pé até entrar (ou não) numa baliza. [por-tu-gal!, por-tu-gal!] desde o início da semana, foi notório o crescer do orgulho deste povo no país de que normalmente apenas sabe dizer mal. as bandeiras começaram a ser expostas, primeiro nas janelas, timidamente, depois nos automóveis, em catadupa. na quinta-feira já podiam ser vistos a circular com uma desfraldada de cada lado. a caminho de casa com a minha filha, proferi uma frase qualquer de crítica, a que ela me respondeu que aquilo é que eram portugueses a sério. [por-tu-gal! por-tu-gal!] portugueses a sério são aqueles que diariamente dão o seu melhor para que este país vá para a frente, com o seu trabalho, com o seu empenho, com o seu exemplo, respondi-lhe eu. [por-tu-gal! por-tu-gal!] não sei porquê, é um dos mistérios da existência, futebol+cerveja é uma das combinações mais perfeitas que existem. também na quinta-feira, abasteci o frigorífico cá de casa, a contar com os jogos de hoje. agora, com licença, que vou beber uma e ver como estão as equipas da suiça e da república checa, pois disso depende a felicidade deste país na próxima semana. por-tu-gal! por-tu-gal! por-tu-gal!

5 comentários:

reb disse...

Estou com a tua filha: futebol(com a nossa selecção) e cerveja são a combinação perfeita!
Nem vale a pena tentar compreender, basta sentir :)

nelio disse...

reb, a minha filha ainda não tem idade para beber cerveja... quem acha a combinação perfeita sou eu :)

reb disse...

lol...eu percebi que a moça tinha tido essa "tirada de génio" perante a crítica do pai :)

assim, não tem tanta graça :)

reb disse...

falando em combinações perfeitas:

realmente, ninguém se lembra de ver um jogo da selecção com um copo de whisky na mão, ou mesmo a saborear um bom tinto alentejano :)

parece-me ser uma questão de concentração :)

reb disse...

2ª vitória!
portugal! portugal!! :)