quarta-feira, julho 29, 2009

um novo hino

o und3rblog anda fascinado pela letra desta música. o und3rblog propõe a substituição imediata d'a portuguesa como hino nacional. esta música é o retrato psicológico deste país neste século. nestas simples frases, está contida toda uma filosofia de vida, uma identidade nacional. imagino o povo a cantar isto em coro antes dos jogos da selecção, a adesão sincera a estes versos, muito mais perceptíveis do que os egrégios avós ou o contra os canhões. quais canhões, pergunto eu e todos os portugueses que se ponham a pensar um bocadinho na letra do nosso hino actual. e como para o ano o hino faz 100 anos que é hino, é a altura ideal. porque é que um hino há-de ser secular numa época em que os exitos musicais são tão efemeros? ora deliciem-se:




agora sim, damos a volta a isto
agora sim, há pernas para andar
agora sim, eu sinto o optimismo
vamos em frente, ninguém nos vai parar

agora não, que é hora do almoço
agora não, que é hora do jantar
agora não, que eu acho que não posso
amanhã vou trabalhar

agora sim, temos a força toda
agora sim, há fé neste querer
agora sim, só vejo gente boa
vamos em frente e havemos de vencer

agora não, que me dói a barriga
agora não, dizem que vai chover
agora não, que joga o benfica
e eu tenho mais que fazer

agora sim, cantamos com vontade
agora sim, eu sinto a união
agora sim, já ouço a liberdade
vamos em frente, e é esta a direcção

agora não, que falta um impresso
agora não, que o meu pai não quer
agora não, que há engarrafamentos
vão sem mim, que eu vou lá ter


o vão sem mim quieu vou lá ter seria naturalmente a apoteose, e aprender-se-ia nas escolas as diferentes vozes. o único problema é o benfica, mas o und3rblog tem solução: na letra oficial haveria um espaço em branco e nesse espaço cada um cantaria o seu clube de eleição, o que, aliás, teria a vantagem de acabar com certas indecisões e camuflagens clubistas que por aí andam. ninguém conseguiria mentir, enlevado de fervor pátrio... acho eu, não sei.

4 comentários:

idade_da_pedra disse...

Delicioso :):):)

Luís F. disse...

Nas cerimónias protocolares com a malta do governo e com o presidente da república… Todos hirtos a cantar em uníssono… eh eh eh Seria o máximo!

:)

Anónimo disse...

Não é só esta música. Os Deolinda fazem uma brilhante radiografia do Portugal de hoje, a andar uma casa ao lado, preso pelos fon fon fons alheios, sem saber falar de amor e com ganas de gritar "o teu bem faz-me tão mal". Para mim é já a descoberta musical portuguesa da década. Só por este movimento já merecem ser. Canção ao lado é um disco que merece ser comprado, bebido e mastigado. Está cheio de bons sabores!
bjs e fon fon fon
Tarifa

Different disse...

Também eu dei a volta. Mudei-me.
Aliás, o mentacutilante mudou de casa: http://acutilantemente.blogspot.com/
Brevemente darei um novo alento ao cantinho.
Bons posts e boas leituras,
Different